Prepare-se para dançar!
Dançar: atividade benéfica a todas as idades
Já arriscou alguns passos de dança? Você não sabe o que está perdendo! Segundo Margot Sales, diretora artística da Ballet & Classe, escola de dança fundada há 14 anos e na Serra desde abril de 2019, “a dança traz prazer e permite conhecer novas pessoas, ajudando na perda da timidez e na percepção de que todos têm dificuldades”. Ela explica que a dança fortalece a relação dos casais, pois um ajuda o outro num passo que tem mais facilidade. “A química do casal se modifica, percebem-se outros pontos de vista”. Claro, a dança também contribui para a forma física.
Mesmo aquela pessoa que deseja dançar, mas não tem par, também pode participar das aulas na Ballet & Classe. “Temos a dança livre, na qual é ensinada uma técnica de dançar sozinho para quando você encontrar alguém numa festa, por exemplo. Não ter par não é desculpa para ficar sem saber dançar”, afirma.
Dança de Salão
O carro-chefe da escola é o ballet, mas também são oferecidas aulas de dança de salão, que se encaixam no perfil do aluno: “Não somos engessados. Se ele quiser aprender forró apenas para se divertir ou deseja se profissionalizar numa companhia de dança, oferecemos essas opções. Seja com aulas individuais ou na turma”. Atualmente, a Ballet & Classe tem aulas de forró, samba e bolero, mas nada impede de outros ritmos serem ensinados.
Alongamento Dançante
A escola ainda conta com aulas de alongamento dançante que qualquer pessoa pode fazer, principalmente os idosos: “Tenho uma paixão que é ensinar dança para quem tem doença de Parkinson. A dança é para qualquer pessoa, limitação é você mesmo que coloca”, afirma Margot. O hip-hop é para os mais jovens que querem uma dança mais solta e explosiva, sem imposição de técnicas. Ainda há o teatro musical, que ajuda a acabar com a inibição: “Você se expressa dançando e atuando, representando personagens. Você sai leve da aula”. A Ballet & Classe ainda planeja formar turmas de dança do ventre e de jazz.
Ballet Clássico
Para quem deseja dançar ballet, a escola oferece a metodologia da Royal Academy of Dance, da Inglaterra, que fará 100 anos em 2020: “O método respeita o biotipo do aluno. Você tem prazer de dançar, não é maçante. Passei por vários métodos, mas não encaixou. Frequentei o da Royal e pensei em quantas pessoas também gostariam de fazer ballet e saíam frustradas por não conseguirem acompanhar as escolas tradicionais”. A Ballet & Classe tem turmas para crianças a partir de dois anos até o profissionalizante, total de 12 anos de formação para quem deseja seguir carreira. “Fazemos avaliação da Royal na escola e ajudamos quem quer dançar ballet no exterior”, explica.
Dançar ballet casualmente também é uma opção: “A turma de ballet funcional é para quem nunca dançou ou fez quando era criança e deseja voltar. Temos alunas de 30 a 50 anos, ensinamos do zero até onde a pessoa puder acompanhar”. Há ainda aulas de ballet contemporâneo, que é mais livre.
Bolsa de estudos para homens
A escola oferecerá, em fevereiro e março, bolsas de estudo para homens que desejam dançar ballet:
“Não é necessário saber dançar, apenas estar fisicamente apto. É uma troca em que o bolsista realiza diversas atividades para a escola”.
A Ballet & Classe também está aberta a parcerias com empresas e escolas, basta entrar em contato. Venha fazer uma aula experimental!
Ballet & Classe:
99151-5061
Rua Níquel, 31 – Serra