fbpx

Facetas e lentes de contato: o que não te contam

Por Bruna Tavares (CROMG: 51646)

Bruna Tavares, da Clínica Bem Sorrir

Graduada em Odontologia pela PUC-MG; imersão em fotografia odontológica com Edson Saleme Jr; imersão em oclusão pelo IEO-BH; especialista em dentística restauradora pela FAC-SETE; atua nas áreas de dentística, prótese e reabilitação oral.

As facetas são feitas em resina ou cerâmica odontológica (quando confeccionadas em laboratório). Diferem-se das lentes de contato dentais apenas pela espessura do material, sendo que as facetas possuem espessura maior, em torno de 1 a 2 mm, enquanto as lentes são mais finas, podendo ter apenas 0,3 mm de espessura.

Algumas situações demandam um desgaste maior da estrutura dental, como em um dente que escureceu após um trauma ou tratamento endodôntico (canal). Outros casos podem ser solucionados apenas com acréscimos estratégicos de resina ou fragmentos cerâmicos (lentes de contato), não necessitando de preparos tão invasivos. Os casos sem nenhum tipo de preparo dental (desgaste) são raros, pois é preciso criar espaço para o material odontológico escolhido. Do contrário, os dentes podem acabar projetados, volumosos e com excesso de material.

A ortodontia, especialidade responsável pelos aparelhos dentais, associada a um clareamento e acréscimos em resina, pode ser uma opção para melhorar a estética dental de maneira mais conservadora. O problema é que muitas pessoas buscam resultados mais imediatos e próximos à perfeição, descartando a possibilidade de usar aparelhos mesmo havendo alternativas mais confortáveis no mercado. Então, nessas situações, preparos mais invasivos são feitos na tentativa de corrigir o posicionamento dental. Você com certeza já deve ter visto artistas postarem imagens de dentes extremamente desgastados em suas redes sociais.

As facetas e as lentes de contato dentais não duram para todo o sempre

A manutenção preventiva das restaurações, sejam elas em resina ou cerâmica, é importante para garantir o polimento e para aumentar a longevidade. Consumimos corantes no café, por exemplo, que acabam escurecendo os dentes e manchando as restaurações a longo prazo. Além disso, nossos hábitos modificam a cada dia, nossa alimentação está cada vez mais ácida e estamos mais ansiosos, favorecendo o bruxismo e causando a deterioração do esmalte dental e de restaurações. Por esta razão, a crença de que o material odontológico durará “para sempre” é errônea e o acompanhamento com o profissional se faz necessário.

Os tratamentos bem feitos com cerâmica ou resina melhoram, sim, a estética e a função dos dentes, desde que bem indicados. Por isso, cada situação clínica deve ser corretamente planejada e discutida com o paciente. Marque uma consulta na Clínica Bem Sorrir e saiba qual o procedimento mais indicado para você!

MARQUE A SUA CONSULTA!

Clínica Bem Sorrir
Endereço: Rua Monte Alegre, 161, Serra
Telefones: 3347-2830 | 98344-9878
Instagram: @bemsorrirodonto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *