Feira Agroecológica: outra forma de consumir
Os alimentos que você come têm agrotóxicos? São produzidos por pequenos produtores ou grandes empresas? Se deseja produtos agroecológicos, sem agrotóxicos e oriundos da agricultura familiar, desde 24 de março há uma opção na Serra: a Feira Agroecológica, organizada pelo Instituto Pontes e Borboletas (IPB). “Queríamos criar algo que envolvesse iniciativas de produção, consumo e geração de valor de maneira diferente da do capitalismo, que visa ao crescimento contínuo e ilimitado num planeta de recursos finitos, concentrador de riqueza. Nosso foco é o comércio justo, economia circular e local, ou seja, as outras economias”, define Lina Raquel Marinho, idealizadora do instituto.
O evento ocorre toda quinta e sábado e oferece diversos itens: verduras, legumes, frutas, temperos, tubérculos, empório, pães, geleias e bolos sem glúten e lactose, grãos, plantas ornamentais, laticínios, biscoitos etc. “Os próprios produtores expõem sua produção, da nossa parte sem taxa de utilização pelo espaço. Nós somos um intermediário fora da noção capitalista, reeducando-nos no que tange à forma de consumir do modelo vigente”. O IPB recebe dos frequentadores uma porcentagem do valor da compra como arrecadação para manter o espaço funcionando. Quem não tem disponibilidade de ir à feira pode pedir os produtos pelo WhatsApp: “O parceiro divulga a lista de itens disponíveis toda sexta-feira, as pessoas escolhem e fecham seus pedidos para recebê-los na quinta seguinte aqui no instituto”.
O IPB convida produtores artesanais da Serra e região a expor na feira: “Queremos que eles pratiquem a agricultura agroecológica na confecção de seus produtos. A pessoa pode inclusive receber apoio de quem já participa do evento para fazer essa transição, fortalecendo o comércio local”. Vale lembrar que o Sistema Participativo de Garantia (SPG), do Ministério da Agricultura, certifica e atesta a qualidade agroecológica das técnicas de produção por meio de um selo.
Outro projeto do Pontes e Borboletas é a cozinha de reaproveitamento de alimentos, com previsão de lançamento em agosto: “Utilizaremos a xepa e o excedente não comercializado nas feiras que estejam em bom estado e seriam descartados. Vamos desenvolver cardápios e vender as refeições congeladas na feira, tratando os resíduos orgânicos e retornando o valor para quem doou os alimentos”. Lina tem procurado sacolões em busca de parcerias, mas os itens precisam ser agroecológicos. “Tivemos uma consultoria da Faculdade Kennedy para atender às normas sanitárias”.
O IPB também deseja atrair os restaurantes da Serra e região: “Queremos ser a ponte entre as empresas e os pequenos produtores, com os restaurantes contratando o plantio dos produtos que utilizam nos cardápios direto com o agricultor, que terá a segurança da venda de toda a produção. Paga-se uma taxa de adesão e uma assinatura mensal para o produtor parceiro, sem nenhuma cobrança da nossa parte, como intermediários do processo”.
Se você deseja comer produtos sem agrotóxicos e incentivar um modelo de produção e consumo diferente do capitalista, faça uma visita ao Instituto Pontes e Borboletas!
CONHEÇA A FEIRA AGROECOLÓGICA!
Endereço: Rua Monte Alegre, 198
Horário: Quinta (10h às 16h) e sábado (9h às 13h)
Telefone: (21) 99755-5322
Instagram: @ponteseborboletas