fbpx

Fezes de pet na sua rua? Prédio toma iniciativa

Muitos moradores têm procurado o PLANETA SERRA para reclamar da sujeira nas ruas do bairro. Uma das causas, infelizmente, é a quantidade de fezes de animalzinhos largadas nos passeios pelos seus tutores. Isso também incomodava bastante quem vive no condomínio Varandas da Serra, na Rua Rádio: “Observamos que as pessoas, ao passear com os pets, deixavam que eles fizessem suas necessidades em qualquer lugar. Algumas recolhiam, mas acabavam colocando a sacolinha num cantinho ou perto do meio-fio”, explica Vamberto Caetano, gerente administrativo do condomínio. Pensando nisso, três anos atrás o síndico da administração anterior decidiu comprar e instalar duas lixeiras com sacolinhas nas ruas Pouso Alto e Gravataí, que circundam o prédio. “Quisemos fazer uma política de boa vizinhança no intuito de conscientizar as pessoas a pegarem a sacolinha, recolherem as fezes dos pets e depositarem na lixeira”.

Segundo Vamberto, o resultado foi rapidamente muito satisfatório: “Os vizinhos aderiram à ideia, e isso facilitou a limpeza dos passeios e dos canteiros por parte dos funcionários do condomínio. Antes dessas lixeiras, quando o nosso jardineiro ia podar a grama, se sujava com as fezes dos animais”. Vamberto reconhece, no entanto, que algumas pessoas ainda insistem em não recolhê-las: “Talvez elas nem saibam que podem usar as sacolinhas, é só puxar e destacar. Mas é uma minoria”. Ele só lamenta que a lixeira localizada na Rua Pouso Alto acabou furtada, restando somente a outra.

Evidentemente, não basta apenas instalar o objeto e pronto. “Quem recolhe as sacolinhas depositadas são os funcionários do condomínio, que ainda varrem os passeios. Isso é feito dia sim, dia não, pois aqui a rotatividade de pessoas é grande”. O prédio arca com a compra das sacolinhas e dos sacos de lixo em que são colocadas – na Internet, o valor de cada lixeira com capacidade de 50l (foto) é de quase R$ 500. “O investimento é muito baixo perto do retorno que tivemos, pois criamos um comportamento mais educado nas pessoas. Os próprios moradores avisam quando estão faltando sacolinhas. É um trabalho em conjunto no qual todos saem ganhando, pois podem andar num passeio limpo sem precisar ficar olhando para baixo o tempo todo com medo de pisar num cocô de cachorro”. Inclusive, Vamberto não se incomoda de ver outros materiais depositados na lixeira: “A princípio elas eram só para colocar as sacolinhas com as fezes dos pets, mas as pessoas acabam descartando de tudo, o que deixa os passeios ainda mais limpos e não entope as bocas-de-lobo”.

Se a sua rua tem esse tipo de problema que incomoda bastante, o PLANETA SERRA sugere que você e seus vizinhos de edifícios e casas se unam para comprar e manter as lixeiras. “Oriento os zeladores ou outros funcionários dos prédios para que procurem os síndicos e apresentem essa ideia. Seria ótimo todos poderem transitar num passeio limpo, pois é bastante desagradável ver fezes de animais espalhadas. Imagine receber uma visita nessa situação. Gostaria muito de que as lixeiras estivessem em várias outras ruas da Serra”. Quer saber mais detalhes? Procure a gente! “Se as pessoas soubessem a força que têm trabalhando juntas em prol de um objetivo comum…”, diz Vamberto. Vamos deixar mais limpos os passeios da Serra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *