Finalmente! BHTrans coloca mão única em 2 ruas
Em 13 de junho, motoristas que trafegam pelas ruas Itapemirim, entre Joanésia e Palmira, e Herval, entre Capivari e Rua do Ouro, perceberam cavaletes, pintura e novas placas nas esquinas. A partir da data, os dois quarteirões passaram de mão dupla para mão única, mudanças feitas pela BHTrans após reunião com moradores ocorrida em 6 de julho de 2021. Questionamos sobre a demora na implantação, mas a empresa só afirmou que “todo projeto operacional elaborado para a cidade é incluído num cronograma”.
Conversamos rapidamente com alguns moradores e também acompanhamos a repercussão nas redes sociais. A maioria das pessoas não viu diferença e achou as mudanças desnecessárias. Uma moradora reclamou da mão única na Rua Herval, afirmando que agora não poderia virar à direita vinda da Rua Henrique Passini. Avisamos que essa conversão já estava proibida há muito tempo.
Em nossa opinião, a mão única é interessante nas duas ruas. Na Itapemirim, porém, o sentido deveria ter sido o oposto, de Palmira para Joanésia, pois a Herval, paralela logo abaixo, tem circulação Joanésia/Palmira – fizemos essa observação na reunião de 2021. Com relação à Rua Herval, não havia ângulo suficiente para quem vinha da Rua do Ouro virar na citada via, o que aumentava a chance de colisões com quem se encontrava na Herval e pretendia seguir para a Rua do Ouro.
Segundo a BHTrans, a modificação é definitiva porque foi aprovada junto aos moradores, mas “todo projeto, após implantado, é monitorado. Caso seja necessário e tecnicamente viável, ajustes podem ser feitos”. Portanto, se você discorda de alguma das mudanças, entre em contato com a prefeitura pelo link bit.ly/itapemirim-herval, PBH APP ou participe das reuniões da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT), a instância popular sobre o tema em BH. Para saber das datas, acesse bit.ly/reunioes-da-crtt. Até o fechamento da edição, ainda não havia um link para se inscrever no encontro de 9 de agosto, que será presencial – as reuniões ordinárias acontecem de 2 em 2 meses.
Questionamos a BHTrans se havia alguma outra mudança de circulação nas ruas da Serra em planejamento e fomos surpreendidos com a informação de que a Rua Oriente será objeto de reunião extraordinária virtual em 12 de julho. Em discussão, quais quarteirões serão modificados – moradores reclamam constantemente dos acidentes nas esquinas da Oriente com Rua Palmira. Tentamos adiar o encontro para dar tempo de publicar a informação no jornal impresso, trazendo mais moradores para o debate, mas não houve êxito. Diante disso, a saída foi divulgar tudo em nosso Instagram (@jornalplanetaserra) – siga a gente para saber de notícias exclusivas que não conseguimos publicar na edição impressa.
Nós pedimos detalhes de uma possível reunião sobre mão única na Rua Guaxupé, pois alguns moradores reclamaram de problemas na esquina com Rua Capivari. A BHTrans informou que não há nenhum pedido de alteração de circulação na rua. Portanto, orientamos os moradores que participem das reuniões da CRTT ou utilizem o link divulgado para formalizar a intenção. Quanto mais pessoas se envolverem, melhor chance de haver uma mudança que agrade à maioria. Convide seus familiares, amigos e vizinhos, vamos ser protagonistas nas decisões que afetam o nosso dia a dia!