fbpx

Fundação Sara: apoio às crianças com câncer

Em 15 de fevereiro é lembrado o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, momento de refletirmos sobre a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 11 mil crianças e adolescentes (1 a 19 anos) são acometidas pelo câncer todos os anos, representando a primeira causa de morte (8% do total) nessa faixa etária. É importante ficar atento aos sintomas, muito parecidos com os de outras doenças, como mostramos na 22ª edição (bit.ly/3rnlM3E). Outra coisa que podemos fazer é ajudar.

A Fundação Sara, criada em 1998 em Montes Claros, tem sede em BH desde 2010. Álvaro e Marlene decidiram fundar a entidade depois de conviverem com a leucemia da filha Sara. “Eles fizeram uma campanha que arrecadou R$ 300 mil para custear o tratamento, mas a Sara não resistiu. Quando estava em tratamento, se preparando para o tão sonhado e arriscado transplante, Sara, já debilitada, contou que havia sonhado com o céu e que era lindo, mas que ainda não era hora de a mãe ir junto, pois precisava ficar cuidando dos amiguinhos dela”, explica Valéria Eliziário, gerente social da Fundação Sara.

6 meses após o falecimento da filha, seus pais começaram a dar amparo às famílias, o que originou a Fundação Sara. Premiada 3 vezes entre as 100 melhores ONGs do país, a fundação dá todo o suporte necessário: “Em BH, temos capacidade de hospedar até 14 crianças e 14 acompanhantes”. A instituição presta apoio na assistência, promoção do diagnóstico, diagnóstico, tratamento e pós-tratamento. “Acolhemos pessoas que chegam de outros municípios oferecendo alimentação, transporte, custeio de exames e medicamentos, prestação de assistência social, psicológica, pedagógica e também nutricional. Temos uma equipe técnica multidisciplinar preparada para atender, orientar e acompanhar as demandas que surgem durante o tratamento do assistido e seus familiares”. Em 2021, a unidade de BH teve 47 novos cadastros e efetuou 1270 atendimentos de assistência social.

Para custear toda essa ajuda, a Fundação Sara conta com a colaboração de empresas parceiras, mas também precisa da sua doação: “Tínhamos sede na Rua Pouso Alto, na divisa da Serra com o São Lucas, mas mudamos em 2019, pois o imóvel era alugado e o proprietário pediu de volta”. Desde então, a entidade funciona na Rua Manoel Couto, 182, no Cidade Jardim: “Muita gente acha que não precisamos de doações por estarmos numa área nobre, mas aqui temos uma casa ampla próxima aos hospitais”, argumenta.

Apesar da mudança, o problema persiste: “Esse imóvel também é alugado e está à venda. Temos atualmente menos de 1 mil associados fixos, número muito baixo para uma cidade como BH. Isso ainda nos impede de concretizar o sonho de ter sede própria. As ONGs precisam ser abraçadas pela sociedade civil”.

Você pode contribuir com a Fundação Sara de várias formas. Uma delas é doar roupas, brinquedos, sapatos, acessórios, eletroeletrônicos, itens de casa etc. ao bazar, que fica na Rua do Ouro, 462 (telefone 3284-7690). Outra opção é ajudar de forma única ou mensalmente com valores a partir de R$ 10. Para mais detalhes, acesse o link www.fundacaosara.org.br/doacao.

A Fundação Sara é auditada e publica seus balanços anualmente. Visite a instituição, ligue no telefone informado e faça o seu agendamento. Ajude as crianças e adolescentes que têm câncer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *