Gestantes têm direito a teste único de HIV e sífilis nos 153 centros de saúde de BH
A Prefeitura de Belo Horizonte já está ofertando, nos 153 centros de saúde da capital, o Teste Rápido (TR) Duo, que é utilizado para detecção simultânea da infecção pelo HIV ou pela sífilis em gestantes. Com isso, é necessária uma única amostra de sangue, não sendo preciso mais realizar a testagem de forma separada.
O teste é realizado exclusivamente durante o pré-natal, em dois momentos: na primeira consulta, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, e no terceiro trimestre gestacional. Com essa nova estratégia, é possível aumentar a cobertura de testagem e, consequentemente, o acesso ao tratamento.
Cabe destacar que tanto o HIV quanto a sífilis são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, se não diagnosticadas e cuidadas, podem ser transmitidas das gestantes para o bebê. Outro benefício do uso de TR Duo é a simplificação dos processos de aquisição e de execução dos testes, considerando a necessidade de apenas uma coleta de material.
O novo teste não é recomendado para as gestantes com HIV/Aids e sífilis. Nesses casos são realizados outros tipos de testagens e as informações e orientações são repassadas pelos profissionais às usuárias durante os atendimentos.
Os endereços dos 153 centros de saúde da cidade podem ser consultados no portal da Prefeitura.