Hospital Evangélico: patrimônio do bairro Serra
O Hospital Evangélico foi inaugurado em 1968, numa época em que não havia água e as ruas não tinham nem asfalto. “Grande parte dos moradores da região é atendida aqui, tanto pelo SUS (68%) quanto por convênio”, explica Euler Borja, presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG), entidade sem fins lucrativos mantenedora do hospital.
Para se ter uma ideia da importância do Hospital Evangélico para a Serra e Minas Gerais, anualmente são realizadas 11 mil cirurgias, 54 mil consultas e 713 mil exames ambulatoriais. Segundo Euler Borja, nos últimos anos o hospital fez várias melhorias importantes: “Reformamos apartamentos, enfermarias, blocos cirúrgicos e CTI”.
Além do amplo atendimento aos pacientes do SUS, o hospital tem uma importante carteira de convênios, dentre eles, Unimed, Ipsemg, Polícia Militar, Geap e Bradesco. Destacam-se ainda a certificação do hospital, pelo segundo ano consecutivo (2017 e 2018), ao selo de Excelência Assistencial Unimed BH e a premiação do melhor prontuário da rede em 2018.
Para atendimento pelo SUS, o paciente precisa ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde. Para atendimento particular ou convênios, basta entrar em contato com o hospital.
Especialidades Médicas
O Hospital Evangélico se destaca em atendimentos de alta complexidade em neurocirurgia, cirurgia cardíaca, ortopedia, urologia, cirurgia plástica e oftalmologia, mantendo serviços complementares como ambulatórios, pronto-atendimento, unidade de internação e CTI adulto. Há também centro de imagens com raio-x, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, hemodinâmica, endoscopia e colonoscopia, além de exames laboratoriais.
O hospital é referência em Minas Gerais em oftalmologia e nefrologia. De acordo com o oftalmologista João Neves de Medeiros, o hospital reorganizou o serviço na área em 2014: “Hoje são 2 mil consultas e 250 cirurgias oftalmológicas mensais. Fizemos uma proposta à Secretaria Municipal de Saúde para que fossem realizadas mais 3 mil primeiras consultas por mês e estamos aguardando retorno”. O objetivo é zerar a fila de oftalmologia do SUS, de 30 mil pessoas esperando a primeira consulta (refração) para saber se precisam de óculos: “Caso a pessoa esteja enxergando mal, nós a encaminhamos no hospital para fazer exames e/ou cirurgias de qualquer especialidade da oftalmologia”.
Cirurgias
Desde maio de 2019, o Hospital Evangélico habilitou para Belo Horizonte cirurgias de retina, transplante de córnea, entre outras, além de todos os exames: “Começamos a realizar o tratamento para a degeneração macular, que é muito caro e foi incorporado pelo SUS recentemente. Em junho vamos abrir atendimento de urgência oftalmológica para o SUS de segunda a sexta, das 7h às 19h”, informa o oftalmologista.
Na nefrologia, as quatro unidades do Hospital Evangélico – Belo Horizonte, Betim, Contagem e Venda Nova – atendem 2.190 pacientes (98% pelo SUS). Na mais próxima da Serra, na Av. do Contorno 4.788, são mais de 500 pacientes, média mensal de 5.500 sessões de hemodiálise. Além do tratamento médico oferecemos ao paciente renal acompanhamento ambulatorial, atendimento psicológico, nutricional e suporte social e espiritual, além de refeições balanceadas.
O Hospital Evangélico realizou 26 transplantes de rim em 2018 e tem mais de 400 pacientes na lista de espera pelo órgão. São 260 pacientes transplantados em acompanhamento regular, com perspectiva para os próximos anos de aumentar o número de transplantes e melhorar a assistência a estes pacientes e seus familiares.