IPB: os alimentos como fonte de transformação
O que comer hoje: lanches prontos ou fazer a própria comida? As possibilidades são muitas, o tempo é escasso, no que acabamos optando pelo mais fácil e rápido. Entretanto, desde agosto os moradores da Serra e região têm a opção de refeições e lanches prontos feitos com alimentos agroecológicos, ou seja, sem agrotóxicos. O Instituto Pontes e Borboletas (IPB) criou a Cozinha de Reaproveitamento de Alimentos, que utiliza a xepa da Feira Outra, projeto da entidade, para desenvolver sanduíches, sopas, molhos e refeições adicionadas de arroz e feijão. “Damos destino aos alimentos não comercializados na feira que, caso contrário, iriam para o lixo”, explica Lina Raquel Marinho, idealizadora do IPB.
Um convênio com a Faculdade Kennedy permite que os alunos do último período do curso de nutrição ajudem na elaboração das receitas a partir dos alimentos disponíveis e orientem sobre as normas da Anvisa. “Sempre que possível utilizamos os alimentos com casca, aumentando o reaproveitamento. Você pode encontrar tanto quibe de abóbora como suco de alface”.
As refeições são preparadas apenas por encomenda: “Divulgamos o cardápio toda terça no Instagram e você pode pedir até sábado. Assim que os itens forem ficando prontos, avisamos para a pessoa retirar conosco. Podemos entregar a depender do local e não há pedido mínimo”. Lina esclarece que os itens são vendidos pelo custo de produção do alimento e o valor retorna para o agricultor. “É a mesma lógica da Feira Outra, em que não praticamos lucro sobre nenhum produto. Pedimos uma porcentagem da compra como arrecadação para mantermos o espaço”.
A Feira Outra, que acontece toda quinta e sábado, também tem novidades: “Por conta da safra, temos em novembro rabanete-melancia e as PANC (plantas alimentícias não convencionais) como beldroega, serralha, azedinha etc., que também se dão bem na época de chuva. Chegaram cachaças novas, como a de canela, e frutas da época, além da variedade de legumes, hortaliças, empório, ovos, biscoitos, cafés, entre outros. Estamos vendendo sacolas ecológicas de algodão e temos almoço entre meio-dia e 14h com os ingredientes do dia acrescentados de arroz e feijão”.
A Feira Outra também está na Paróquia de Santana (domingos às 10h e às 20h, durante 1h), e as encomendas das cestas por WhatsApp continuam (fim do texto). O IPB e o Raízes do Campo divulgam a lista toda sexta, a pessoa escolhe até a segunda seguinte e retira os itens na feira de quinta. O espaço ainda organiza eventos como cinema comentado, karaokê etc. com comes e bebes. O próximo será em 26 de novembro, ingressos a R$ 15. Lina está buscando parceiros que queiram utilizar o espaço para dar aulas ou oferecer terapias dos mais variados tipos.
Local de muitas coexistências, o IPB deseja realizar uma economia de valores, do cuidado, noção contrária à do capitalismo: “Praticamos o comércio justo e a economia circular, queremos viver em uma sociedade para além das naturalizadas competitividade e acumulação de riquezas”.
VISITE O INSTITUTO PONTES E BORBOLETAS!
Endereço: Rua Monte Alegre, 198 – bairro Serra
Dias da feira: quinta (10h às 16h) e sábado (9h às 15h)
Telefone: (21) 99755-5322
Instagram: @ponteseborboletas