IPPE: educação empreendedora na maturidade
É comum o seguinte roteiro: o jovem, que não é preparado para uma escolha profissional de amor, acaba optando por realizar o sonho dos pais ou escolhe uma carreira que lhe dê status, dinheiro ou porque é fácil e está na moda. Passa a vida inteira trabalhando com algo que não gosta nem lhe dá prazer e fica infeliz até se aposentar, quando sente um alívio. Após alguns meses de descanso, começa a se sentir inútil, pois sabe que ainda tem a contribuir com sua experiência e bagagem de vida, mas não encontra muitas oportunidades de emprego.
A psicóloga Heliane Gomes de Azevêdo viu essa situação de perto quando trabalhava no setor de Recursos Humanos recrutando profissionais: “Fui orientada pela alta gestão da empresa a não contratar pessoas acima de 40 anos, o que me fez refletir sobre essa discriminação contra candidatos capacitados que passavam pela triagem, mas não poderiam prosseguir no processo seletivo”. Inconformada, a jovem profissional investiu em contratações de pessoas bem acima da idade sugerida e mostrou que não procedia tamanha injustiça.
A partir daí, Heliane entendeu a sua missão, e o Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores (IPPE), localizado na Av. do Contorno, 8.000, salas 1801 e 1802, no bairro de Lourdes, é o seu legado: “Nosso objetivo é capacitar pessoas acima de 60 anos para serem empreendedoras de sucesso. Esse público precisa entender que é capaz, a aposentadoria não significa sentença de morte, mas pode ser um recomeço na vida”.
O IPPE oferece atualmente dois cursos totalmente gratuitos: Valorização do Conhecimento Empreendedor e Empreendedor na Melhor Idade/Intergeracional, ambos com inscrições também para jovens a partir de 15 anos. “Os cursos são para quem nunca empreendeu ou já tem um negócio e deseja melhorá-lo. Muitos avós, pais e netos criaram negócios juntos com o que aprenderam. Trazer os jovens os ensina a respeitar e lidar com as pessoas mais velhas”.
Os cursos estão disponíveis o ano todo e contam com patrocínios de várias empresas e professores experientes em suas áreas. O aluno tem acesso a apostilas e aulas, divididas em 10 módulos ministrados durante 2 semanas, com turmas de tarde e à noite. Por causa da pandemia, as aulas atualmente são online e estão abertas a todos, não importando a condição financeira ou o grau de escolaridade. “Você aprende a encarar o desafio de planejar o seu negócio adaptado ao mundo tecnológico, saindo da zona de conforto. Ajudamos em todo o processo e divulgamos os negócios em feiras e marketplaces”.
Além dessa capacitação, o IPPE ainda oferece, também gratuitamente, consultorias, aulas extraclasse, palestras, cine pipoca e várias outras atividades. Heliane dá um último recado: “A inclusão da melhor idade na era digital e no mercado profissional é de suma importância para a nossa sociedade, uma vez que a necessidade dessa troca de conhecimentos é extremamente valiosa e deve ser priorizada”. Portanto, se você não quer ficar parado e deseja aprender algo novo, faça já a sua inscrição. Ligue para (31) 3643-7265 ou acesse o site institutoippe.org/inscricoes. “Transforme sua vida, venha para o IPPE”!