Laluz: serráqueo é candidato a vereador em BH
Texto publicado na edição de novembro/20
Em 15 de novembro, exerceremos o direito de escolher representantes na prefeitura e na Câmara Municipal. Uma das opções é o candidato a vereador Elias Laluz Abras, 72 anos, nascido e criado na Serra, bairro onde viveu por 50 anos: “Não moro mais aqui, mas frequento todos os dias o Olympico Club e corto cabelo na Barbearia do Samuel”.
Comerciante e dono de uma loja de móveis na Av. Silviano Brandão há 47 anos, Laluz teve trajetória inusitada na política: “Tudo começou no Encontro dos Amigos da Serra que realizo todos os anos. Um amigo brincou que aquilo era para me lançar como candidato e todo mundo me incentivou”. Laluz participou das Eleições 2016 sem fazer campanha direito: “Esperava 900 votos, mas consegui 2.416”. O candidato acredita que esse desempenho o credencia em 2020: “Estou fazendo uma campanha mais profissional, organizada, com parcerias importantes. Quero ser eleito para fazer algo de bom para Belo Horizonte”.
Laluz tem ideias do que considera importante defender durante o mandato, mas não são promessas vazias: “Posso prometer apenas muito comprometimento e trabalho, pois isso depende só de mim. Além do papel de fiscalizar o executivo municipal, vou tentar resolver as demandas que chegarem ao meu gabinete, que estará sempre aberto à população, e darei retorno ao cidadão, mesmo que negativo, já que muita coisa não depende de mim”. Um tema que chama atenção de Laluz são as árvores: “A prefeitura demora muito para suprimi-las. Isso traz riscos às pessoas e onera o município, que precisa arcar com indenizações. Por outro lado, o replantio de árvores é ínfimo. Estou aberto a propostas da população e de grupos organizados”.
Laluz pretende criar um projeto de lei que garanta educação financeira e educação no trânsito às crianças do ensino fundamental nas escolas municipais: “É um trabalho de longo prazo que dará frutos na formação do cidadão. Quando tirar sua habilitação, ele será um motorista mais preparado e consciente, diminuindo os gastos altíssimos do município no tratamento de acidentados, dinheiro que poderia ser revertido em outras áreas. Quanto à educação financeira, a ideia é que no futuro o trato com as finanças e o orçamento familiar não sejam um bicho de sete cabeças”.
Como comerciante, Laluz pretende defender os interesses dos empresários: “Sou um dos fundadores da associação Alô, Silviano Brandão”. O candidato quer capacitar e atualizar os vendedores com um curso patrocinado pela prefeitura e apoiado pelas empresas: “Precisamos dar oportunidade às pessoas, inclusive de primeiro emprego, formar bons vendedores e atualizar a força de venda existente”.
O empresário também defende fortemente o fim das carroças com tração animal: “Quero que os carroceiros recebam um auxílio da prefeitura até que consigam financiar veículos que não sejam de tração animal, mantendo a renda e cessando os casos de maus-tratos aos animais, que são um absurdo”.
Laluz pede aos moradores da Serra e região que participem ativamente da política: “Gosto de ajudar as pessoas, minhas redes sociais estão à disposição (Instagram e Facebook: @laluzabrasbh). Convido os leitores do jornal PLANETA SERRA para conhecerem nossas propostas para BH”.