fbpx

Leitor deseja lixeiras perto de clubes na Serra

O leitor Thiago Almeida procurou o jornal PLANETA SERRA para reclamar de um problema comum no bairro: “Fico muito triste de ver a quantidade de lixo nas ruas e passeios da Serra”.

Thiago chama atenção para o entroncamento da Rua Trifana com a Av. Bandeirantes, perto do Minas II: “O quarteirão da Trifana, entre Oriente e Av. Bandeirantes, junto ao muro do clube, não tem nenhuma lixeira na direção de quem está subindo a avenida”. O leitor também reclama de muito lixo ao lado do recipiente para recolhimento de vidro (foto). “O estacionamento do Parque das Mangabeiras, perto da 127ª Cia. da PM, infelizmente também tem muita sujeira. A prefeitura simplesmente arrancou as lixeiras que precisavam de manutenção”.

Procuramos a SLU, que afirma que a Rua Trifana é varrida a cada 15 dias, às quartas-feiras. A Av. Bandeirantes, até a Praça da Bandeira, recebe o serviço aos sábados. “A Rua Trifana conta com sete cestos instalados no trecho informado pelo cidadão, mas do lado oposto ao Minas II, onde passam os ônibus. Alguns podem ter sido retirados por estarem em mau estado de conservação, oferecendo risco aos transeuntes”.

A SLU acrescenta que “para atender ao Código de Posturas de BH e às leis de acessibilidade urbana, instala as lixeiras ao longo do meio-fio das ruas, próximo a travessias, pontos de ônibus, praças e outros lugares que percebamos necessidade. É considerada também a frequência de varrição do local, sendo os garis os responsáveis por esvaziar os cestos”.

A SLU estima que entre 15% e 20% do total de lixeiras da cidade são vandalizadas. “Desde 2014 fazemos licitações para fornecimento, instalação, manutenção e limpeza dos cestos coletores de resíduos leves”. Porém, a SLU está sem contrato atualmente: “Uma nova licitação está sendo preparada”.

Sugerimos à SLU fazer parcerias para a instalação de lixeiras: “Em 2014 suspendemos esse tipo de convênio, pois as empresas concentravam a instalação dos cestos em locais de interesse dos anunciantes que exploravam a publicidade. Havia um amontoado de cestos em detrimento da maior parte da cidade, que ficava sem”.

Thiago registrou na prefeitura dois pedidos de instalação de novas lixeiras, algo que pode ser feito diretamente no link bit.ly/3wGjn6L. Ele deseja um cesto na Rua Trifana, ao lado do muro do Minas II, e outro na Av. Bandeirantes, perto do muro do Clube dos Caçadores. O jornal PLANETA SERRA vai acompanhar as solicitações e espera dar boas notícias em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *