Leitora reclama da coleta seletiva da Serra
Moro na Rua Desembargador Drumond. Às terças-feiras, a prefeitura faz a coleta do lixo reciclável. Presenciei o serviço e fiquei triste de ver como é feito. No meu prédio separamos vidros, latas, plásticos e papéis, todos devidamente limpos e bem acondicionados. No entanto, esse material é recolhido pela prefeitura e jogado todo misturado no caminhão, sem nenhum cuidado. Dessa forma, de que adianta todo o trabalho que temos? Precisamos zelar pela nossa cidade e pelo nosso planeta e o lixo é um dos cuidados mais importantes.
Maria Drumond
RESPOSTA DA PREFEITURA DE BH
A prefeitura de BH explica que os recicláveis podem ser disponibilizados para a coleta seletiva juntos, sem a necessidade de separação e acondicionamento específico por material. Os catadores fazem a triagem dos recicláveis nos galpões da cooperativa, mesmo que o morador acondicione os materiais juntos ou não. O papel, por exemplo, ainda precisa passar por triagem por tipo, cor, espessura e outros critérios, enquanto, por sua vez, há diversos tipos de plástico.
Portanto, basta separar os resíduos (papel, metal, plástico, isopor e vidro), higienizá-los e colocá-los juntos em saco plástico, de preferência transparente, na calçada toda terça-feira, às 8h. Acondicione o vidro separadamente para evitar contaminações e acidentes com os garis.
Os recicláveis são recolhidos com caminhões compactadores, o que torna a coleta mais ágil, eficiente e barata para o município. O veículo, que tem o mecanismo de compactação desativado, armazena uma grande quantidade de materiais, que são apenas acondicionados. Isso não compromete a qualidade dos materiais recolhidos e doados às cooperativas.