Moradoras pedem ajuda a respeito de 3 árvores
Leia também: Período chuvoso: época certa de plantar árvores
O PLANETA SERRA reconhece a importância das árvores e vai cobrar da prefeitura novos plantios durante o período chuvoso, que começa em outubro e vai até março (leia a matéria ao lado), mas algumas podas e supressões são necessárias. Em 22 de abril, a moradora Helenice Soriano nos procurou para pedir ajuda com relação a uma árvore na Rua Monte Alegre: “Ela é de médio porte e teve a autorização de supressão em 2018. Uma equipe chegou a vir ao local para fazer o serviço, mas alegaram que o caminhão era pequeno demais e nunca mais voltaram”.
Ela estava preocupada com a situação, “pois a árvore impede a passagem segura dos pedestres e está causando danos ao passeio e ao muro de uma casa em frente. Inclusive, a moradora já reformou várias vezes o passeio, mas não adianta, pois as raízes são grandes. Em uma época a prefeitura autorizou o corte das raízes, mas isso intensificou o problema, pois a árvore ficou mais vulnerável à queda, além de ter infestação de besouros. Cheguei a reclamar em 20 de abril na Ouvidoria da prefeitura, mas o serviço ainda não foi realizado”.
Em 18 de maio, a moradora entrou novamente em contato para demonstrar apreensão com a árvore, principalmente devido às fortes ventanias, que poderiam derrubá-la, trazendo muito transtorno. Quase um mês depois, em 13 de junho, a prefeitura informou ao jornal que a Cemig precisaria ser acionada em razão de interferência dos galhos na rede elétrica. O agendamento foi programado para 1º de julho e, duas semanas depois, Helenice confirmou que o serviço havia sido feito.
Ainda em janeiro deste ano, Denise Pereira, moradora da Rua Henrique Passini, também procurou o PLANETA SERRA para pedir ajuda com relação a duas árvores em seu quarteirão: “Precisamos da poda de uma árvore cuja copa está muito grande e bem em frente ao poste de iluminação, prejudicando a visibilidade à noite. Alguns moradores fizeram registro da demanda há dois anos, mas nunca tivemos sucesso. Em frente ao meu prédio tem outra árvore, que parece morta. Creio que precisará ser suprimida, está totalmente seca”.
Em 6 de junho, a poda da árvore foi autorizada pelo poder público. Sobre a árvore a ser suprimida, em 14 de julho a prefeitura informou que o serviço seria feito na semana seguinte. Quatro dias depois, a moradora entrou em contato para avisar que as intervenções haviam sido realizadas. Continuamos à disposição da população para qualquer demanda!