Moradores reclamam de mais árvores na Serra
Após a publicação da matéria especial sobre as árvores na edição de abril de 2021 (bit.ly/3faxvgK), o PLANETA SERRA recebeu duas demandas de moradores. Antonina Drumond concorda que o bairro e a cidade inteira precisam de mais árvores. “Mas eu não peço mais à prefeitura para podar. Quando resolvem fazer algo, eles cortam a árvore inteira como se ela estivesse com risco de queda. Uma poda é retirar galhos quebrados, secos e/ou que estejam atrapalhando o passeio, ou seja, cortar um pouco, não destruir a árvore”.
Ela reclama de duas árvores na Rua Guaxupé que foram suprimidas. Procuramos a prefeitura em busca de esclarecimentos: “Foi feita a supressão de duas árvores na rua em questão em 12 de março. O espécime do nº 111 estava em estado avançado de senescência [envelhecimento natural], enquanto o do nº 171 estava destruindo o passeio, além de estar infestado de besouro metálico, o que comprometia a sua saúde. Ambas as árvores tinham risco de cair e foram vistoriadas a partir de solicitação de cidadãos”.
O PLANETA SERRA também recebeu um pedido do morador Márcio Vinícius: “Conto com a ajuda do jornal para suprimir uma árvore que está muito podre e com risco de queda. É na Rua Herval, nº 334, entre Palmira e Capivari, no passeio do lado direito. Já faz dois anos que pedi para retirá-la, mas não consegui. Gostaria de um novo replantio depois da retirada do toco”. O jornal registrou a demanda na prefeitura e aguarda o retorno da vistoria do técnico.
A prefeitura acrescenta que “todas as árvores em vias públicas que são podadas ou suprimidas foram previamente vistoriadas pelos técnicos da Sudecap, que fazem uma avaliação criteriosa de acordo com a Deliberação Normativa Nº 92/2018”. Você deve solicitar poda ou supressão de árvores pelo aplicativo PBH APP ou no link bit.ly/3o3d48o (escolha o serviço desejado). “O cidadão receberá um número de protocolo para acompanhar a demanda”.
Árvore suprimida
Em junho de 2019, uma moradora reclamou de árvore totalmente seca na Rua Alumínio, esquina com Rua Estevão Pinto. Após quase dois anos, a prefeitura finalmente suprimiu o espécime arbóreo. Detalhes no link bit.ly/2SBNUSC.