Muita atenção ao andar pelas ruas da Serra, viu?
Se você costuma caminhar pelas ruas do nosso bairro, é recomendável olhar para o chão a todo momento! Fique muito atento na hora de estacionar o seu carro e também quando for descer pelo lado do passeio. A equipe do jornal PLANETA SERRA identificou bueiros sem grelha, problema rapidamente sanado, e caixas de energia da Cemig sem tampa. Em conversas informais, moradores também relataram o problema.
Procuramos os órgãos responsáveis em busca de mais detalhes. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Sudecap, informa que em 2020 foram substituídas 2.048 grelhas de um total de 64 mil na cidade: “O custo médio foi de R$ 350,00, incluindo preço de material, mão de obra e logística. Em 2021 (até março) já foram trocadas 442 grelhas”.
A prefeitura acrescenta que não faz estatística separada dos casos de furtos e vandalismo e das grelhas substituídas por desgaste de uso. “As trocas de grelhas de ferro e concreto por outra do mesmo material são priorizadas pela Sudecap e são atendidas em um prazo médio de dois dias úteis. Quando é necessário refazer a cantoneira e também os quadros do bueiro, o tempo de atendimento pode se estender em até 32 dias úteis, pois envolve compra de materiais específicos”.
Você pode solicitar o serviço de manutenção nos bueiros pelo aplicativo PBH APP ou por meio do link bit.ly/3h1e7Te. Em caso de acidentes, o cidadão tem à disposição o telefone 156, o PBH APP e o link da Ouvidoria (bit.ly/2QLnQ7j): “Feita a reclamação, a prefeitura irá analisar a manifestação. Entretanto, o cidadão tem a liberdade de buscar outros meios de solução de conflitos caso se sinta prejudicado com a situação relatada”.
Também procuramos a Cemig para mais informações sobre a falta de tampas nas caixas de energia, aquelas que ficam ao lado dos postes. A empresa afirma que “isso é proveniente de furto e essas ocorrências abrangem todas as regiões da cidade. Orientamos que, caso pessoal não autorizado seja flagrado entrando ou realizando intervenções nas câmaras subterrâneas, a população deve acionar a Polícia Militar pelo telefone 190”.
Para frear o problema, a Cemig avisa que está desenvolvendo novas tecnologias de trancas e cadeados, além de instalar grades e tampas bastante pesadas nas galerias da rede subterrânea. “Tão logo a Cemig identifique problemas com a tampa, ela é trocada imediatamente. Por isso, é necessário que a população acione a companhia quando notar algum contratempo”. Em 2021 já foram substituídas 50 tampas em BH, contra 30 em 2020 e 15 no ano anterior. Você pode solicitar a substituição das tampas pelo aplicativo Cemig Atende, pelo telefone 116 e por meio do site www.cemig.com.br (procure a aba Cemig Atende). É importante que tenha uma conta da Cemig em mãos ou digital para preencher as informações.
Questionada sobre o custo com a substituição de tampas de caixa de energia, a empresa apenas disse que ele está diluído com outros indicadores. Se você observar algum bueiro ou caixa de energia da Cemig sem a proteção, não perca tempo e acione os órgãos responsáveis prontamente. Isso pode evitar acidentes graves e até salvar uma vida!