Mundo tecnológico: você já pensou em ser tech recruiter?
Embora tenha seus malefícios, vale destacar que o mercado de tecnologia também permite o desbravamento de várias fronteiras por meio da criação de dispostivos e afins que visam a trazer mais conforto e agilidade a nós, seres humanos.
O que os Tech Recruiters fazem é atuar como um intermediário entre as empresas e os candidatos, buscando encontrar o perfil ideal para cada vaga disponível. Isso, por sua vez, geralmente engloba as seguintes responsabilidades:
- Montar a descrição da vaga em parceria com o gestor da área de TI;
- Divulgar as oportunidades nos canais destinados ao público-alvo e/ou buscar ativamente por esses profissionais;
- Triar currículos e identificar quais candidatos atendam aos requisitos da vaga;
- Conduzir entrevistas técnicas e avaliar as habilidades comportamentais dos candidatos;
- Realizar testes e dinâmicas para avaliar as soft skills e hard skills;
- Acompanhar o processo de recrutamento e seleção (R&S) do início ao fim, garantindo que o melhor candidato seja contratado pela empresa.
Como você deve ter percebido, o dia a dia do Tech Recruiter se assemelha em muitos aspectos à rotina de um recrutador tradicional. Mas, na prática, há algumas diferenças que devem ser consideradas.
A principal entre ambos os profissionais é que, além de dominar as melhores técnicas de recrutamento e seleção, o tech recruiter também precisa conhecer as particularidades do mercado de TI, já que se dedicará exclusivamente ao fechamento de vagas de tecnologia.
Um exemplo que o Brasil pode copiar é o da cidade de Vancouver, no Canadá, que vem tendo crescimento exponencial na área de tecnologia, também em razão dos investimentos de grandes empresas como Amazon e Microsoft. Lá, a proffisão de tech recruiters vancouver está muito requisitada, pois é um profissional que une interesses de empresas e candidatos.
Que tal você se especializar nessa área tão promissora no Brasil, com grande déficit de profissionais de tecnologia, o que torna o trabalho do Tech Recruiter ainda mais essencial? Primeiro, comece com uma formação em Recursos Humanos, que permite compreender os processos de contratação e demissão. Depois, especialize-se na área com cursos de recrutamento e seleção, gestão de pessoas, MBAs e pós-graduações.
Em cooperação com Devs Data