Nova campanha educativa sobre coleta de lixo
Diante da reclamação do leitor Welington de Souza, o PLANETA SERRA entrou em contato com a SLU: “Com relação aos resíduos expostos para a coleta domiciliar fora do horário de recolhimento na Rua Henrique Passini, a SLU esclarece que já foram realizadas campanhas educativas na região para solucionar essa demanda”.
Entretanto, a autarquia, por meio do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização, se comprometeu a enviar, nas semanas seguintes, uma equipe de técnicos ao local mencionado para uma vistoria: “A situação será avaliada e discutida com um grupo de trabalho, formado por representantes de vários setores, a fim de que seja realizada uma nova campanha educativa no bairro. O objetivo é fortalecer as orientações sobre o correto descarte de resíduos e o cumprimento dos dias e horários de coleta de lixo”.
A SLU esclarece também as multas previstas na legislação municipal 10.534/2012: “Além de notificação, os infratores estão sujeitos a multas que variam de R$ 185,49 a R$ 5.564,82, dependendo do tipo de falta cometida”.
O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática deve registrar a denúncia pelo telefone 156, na Central de Atendimento BH Resolve (Avenida Santos Dumont, 363, Centro) ou no site prefeitura.pbh.gov.br/contato. Clique em Portal de Serviços, depois em Limpeza Urbana, dentro de Serviços por Tema, e preencha os campos Grupo (coleta de lixo) e Subgrupo (coleta domiciliar). Depois, basta clicar no serviço desejado, na aba Onde Solicitar e no link Sacweb para abrir um documento.
O PLANETA SERRA pede aos moradores que se conscientizem, pois tanto as ações educativas quanto as de fiscalização consomem dinheiro público, que poderia ser utilizado em outras frentes. Informações da ação serão dadas na edição de janeiro.