fbpx

Nutricionista: importância na saúde do idoso

Por Helen Cristina Carvalho

Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Atendimento Nutricional no Envelhecimento. Mestra em Tecnologia dos Alimentos.

O profissional nutricionista tem o papel de monitorar e sugerir uma rotina alimentar mais saudável e que garanta a qualidade de vida do idoso institucionalizado. A população da terceira idade é mais suscetível à desnutrição e, sem a orientação técnico-nutricional adequada, pode desenvolver outras doenças e comorbidades mais graves.

Assim sendo, a refeição balanceada é parte importante da manutenção da saúde em idosos, pois ajuda a manter um peso saudável e a energia. Além de fornecer nutrientes fundamentais, o alimento sadio diminui o risco de doenças crônicas como cardiopatias e diabetes. O nutricionista é capacitado para adaptar a alimentação do idoso às suas necessidades. No Residencial Acolher, cada morador é acompanhado em seu dia a dia e tem analisados, por meio de exames e medidas do corpo, quais alimentos são ideais para ele. Manter o estado nutricional saudável do idoso e sua alimentação equilibrada repercute no aumento da expectativa de vida, na promoção da saúde e nos hábitos do cotidiano.

O cuidado do idoso por parte do nutricionista envolve várias iniciativas. É imprescindível que o profissional faça a avaliação nutricional de cada um dos residentes. São vários os parâmetros observados como, por exemplo, histórico e análise clínica, exame físico, avaliação antropométrica (análise das características físicas e corporais), exames bioquímicos quando disponíveis, ingestão alimentar, o cálculo das demandas energética e proteica, entre outros. A partir disso, o nutricionista pode prescrever suplementos nutricionais, caso seja necessário, levando-se em conta os critérios para a classificação dos níveis de assistência nutricional.

No Residencial Acolher, a atenção do profissional também acontece antes de as refeições serem servidas. É feito um checklist de verificação dos alimentos, determinado pelo Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF), que estabelece procedimentos de qualidade para serviços de alimentação, respeitando critérios higiênicos e sanitários. Da mesma forma, o Procedimento Operacional Padronizado (POP) compreende instruções das operações, bem como frequência de execução das atividades relacionadas e elaboração de treinamento para manipuladores de alimentos semestralmente ou sempre que necessário. Por último, todo o trabalho no Residencial Acolher conta com a formulação de documentos técnicos de acordo com a Anvisa.

Para que o idoso do Residencial Acolher possa aproveitar a contento todas as atividades oferecidas a ele, o cuidado com a sua alimentação precisa ser diário. Se você deseja conhecer mais sobre o nosso trabalho, temos duas unidades aqui na Serra (endereços abaixo). Entre em contato e marque uma visita! Proporcione qualidade de vida aos idosos da sua família, eles merecem!

SERVIÇO

Residencial Acolher

Unidade 1: Rua Palmira, 52 e Unidade 2: Rua Luz, 165

Telefones: 98816-8319 | 97158-4404

Instagram: @acolherconvivenciasenior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *