fbpx

O que é aceleração/reclassificação de estudos?

A vida acadêmica apresenta desafios às crianças e adolescentes, inclusive emocionalmente. Um momento difícil nesse percurso é a reprovação: “Ela traz sérias consequências ao estudante e pode desencadear depressão, déficit de atenção, desinteresse nos estudos e até vergonha em relação aos colegas, o que contribui para seu insucesso na aprendizagem”, resume Márcia Cristina Laurico, diretora pedagógica do Colégio Método, que atende alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e ensino médio.

Se seu filho ou neto já foi reprovado em outra escola, o Colégio Método oferece os programas de aceleração e reclassificação de estudos, uma oportunidade de recuperar o tempo perdido. “A reclassificação normalmente atende estudantes que foram reprovados em algumas disciplinas na série anterior. Já a aceleração abrange quem ficou retido na série anterior por um ou dois anos ou veio de intercâmbio cultural”. Os dois processos têm amparo na Lei Federal 9.394/96 e precisam da aprovação da Secretaria de Educação. “Nem todos os colégios os oferecem, pois é algo trabalhoso e complexo que requer conhecimento e pessoal qualificado. Gostamos de desafios e disponibilizamos o serviço desde 2000”.

O interesse em participar geralmente parte do aluno ou da família, mas em alguns casos a própria escola, ao perceber um amadurecimento diferente do estudante em relação à turma em que se encontra, pode aconselhar a aceleração ou reclassificação. “O processo precisa ter início no começo do ano letivo, pois o aluno assiste às aulas da série em que estiver matriculado e faz a aceleração ou reclassificação com estudos autônomos e provas presenciais no contraturno”.

Após a análise da documentação, o Colégio Método cria o Planejamento de Desenvolvimento Individual (PDI). “O acompanhamento é feito durante o ano letivo e leva em conta as condições intelectuais, psicológicas e emocionais do estudante. Toda a nossa equipe participa, incluindo o psicólogo da escola, que atua diretamente na adaptação e ajuste do planejamento, respeitando as particularidades e dificuldades de cada aluno. Para ter êxito, o estudante precisa doar mais de si e ter o hábito de estudar”. Outra vantagem do Colégio Método são as turmas reduzidas, pois se observa a aprendizagem de cada aluno de forma individual, “a principal razão para o seu sucesso”.

A aceleração/reclassificação ainda pode atender estudantes com TDAH, que precisam ser acompanhados dentro das especificidades do transtorno. No Colégio Método, os alunos neurotípicos ou atípicos são avaliados não só com provas escritas, mas por meio de estratégias adequadas à sua complexidade de aprendizagem. “Grande parte do insucesso na escola corresponde à capacidade de memória que é preciso apresentar, não com a aprendizagem de fato. Menos ainda tem relação com a inteligência”.

Márcia acrescenta que o processo é emancipador e objetiva dar ao estudante a capacidade de gerir a sua própria vida com assertividade. “Isso significa muito mais do que um grau ou título na série pretendida”. Se você ficou interessado em conhecer a aceleração e a reclassificação de estudos, entre em contato com o Colégio Método!

VISITE O COLÉGIO MÉTODO!

Endereço: Rua Manoel Gomes Pereira, 91

Telefones: 3221.8003 e 99739.9160

Instagram: @metodo_plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *