fbpx

Óleos essenciais: suporte ao autismo, TDA e TDAH

Por Tereza Edim

Aromaterapeuta e Fitoterapeuta pelo Ibrapics – Instituto Brasileiro de Práticas Integrativas e Complementares; Especialista em óleos essenciais pela doTERRA Corporate; Pesquisadora independente desde 2015.

São muitos os benefícios comprovados e cada vez maior o volume de pesquisas com os óleos essenciais em diferentes áreas da saúde, como já mostrei nas colunas anteriores (bit.ly/3vfmhOE). A ciência tem investigado como eles podem contribuir para a melhora da qualidade de vida de portadores de transtornos do sistema nervoso. Estudos indicam que os fitoterápicos podem ajudar no aumento da formação de novos neurônios (neurogênese) e facilitar a plasticidade neural, o que lhes dá relevância científica no tratamento de doenças neurológicas. Veja alguns exemplos:

Vetiver: tônico para os nervos, é indicado para pessoas com distração fácil, impaciência e irritação. Melhora a capacidade de raciocinar com os pés no chão. Acalma, favorece o foco e a concentração, normalmente os principais sintomas do TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e TDA.
O Dr. Terry Friedman apontou em estudo com 40 crianças de 6 a 12 anos (99/2001) que o Vetiver é 100% efetivo na melhora da atenção das crianças com TDAH, ajudando a reduzir a dificuldade delas em se organizar e seguir normas, a impaciência e o comportamento inquieto.

Lavanda: o tratamento dos distúrbios do sono em pessoas do espectro autista e TDAH ainda é considerado um desafio, pois eles são muito comuns e persistentes, atingindo de 44% a 83% do público estudado. Rico em linalol e acetato de linalina, componentes com propriedades calmantes, ansiolíticas e sedativas, reduz a hiperatividade e promove um sono mais profundo e reparador. No estudo citado, o óleo de Lavanda melhorou a atenção das crianças em 53%.

Frankincense (olíbano): rei dos óleos essenciais, oferece uma numerosa lista de benefícios, entre os quais destaca-se o efeito notável sobre portadores de desordens neurológicas. Favorece grandemente o foco, a concentração e a redução do estresse, sendo um dos óleos mais importantes para todos os tipos de alterações neurológicas, juntamente com os de Lavanda e Vetiver.

Alecrim: ajuda a melhorar o nível de atenção e a memória, facilitando os processos de aprendizagem. Indicado para os desatentos, cansados e letárgicos. Deve ser utilizado sempre em baixas dosagens a fim de evitar uma estimulação acima do desejado, especialmente em pessoas hiperativas. Uso contínuo não recomendado para quem tem histórico de convulsão, epilepsia e hipertensão.

Vale ressaltar que a indicação dos óleos essenciais não se restringe ao grupo mencionado. Qualquer pessoa pode aproveitar seus benefícios.

SERVIÇO:

Tereza Edim
Contato: (31) 99551-3115
Instagram: @bom_estar_bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *