fbpx

Parque perto da Serra é boa opção nas férias

Janeiro é tempo de férias, mas nem todas as pessoas podem viajar, seja por falta de condições financeiras ou porque precisam trabalhar. Mas isso não significa que seja impossível se divertir e passar bons momentos em família, inclusive com as crianças. Belo Horizonte tem vários parques à disposição, dentre eles o das Mangabeiras, bastante conhecido de nós, serráqueos. Entretanto, o jornal PLANETA SERRA deseja apresentar outra opção bem pertinho da Serra: você conhece o Parque Municipal Professor Amílcar Vianna Martins?

Localizado na Rua Cobre, nº 114, no bairro Cruzeiro (basta atravessar a Afonso Pena vindo da Serra), o espaço de 18 mil metros quadrados está cercado por prédios residenciais e comerciais. O local, que funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, abriga ampla área verde, opções de lazer para crianças e adultos e uma vista privilegiada da cidade.

Mas é preciso estar atento para não passar despercebido pela entrada do parque. A portaria com sinalização discreta e o corredor estreito de acesso dificultam a identificação do local. Oficialmente, o parque foi criado por meio de decreto em junho de 1990. Mas a implementação, com estrutura para atender o público, ocorreu em 2000. Hoje, o espaço oferece mais de dez tipos de aparelhos para ginástica do programa Academia a Céu Aberto. Há um ano e meio foi revitalizado o playground. Os brinquedos, antes de madeira, foram substituídos por balanços, escorregadores, gangorras, escalada, gira-gira e outros aparelhos de metal.

Vista privilegiada da cidade

Do deck de 210 metros quadrados é possível apreciar uma vista da cidade de tirar o fôlego. É comum ver os visitantes deitados e espalhados pelo local admirando a paisagem. Na área verde do parque destacam-se araucárias, árvores frutíferas e ornamentais que sombreiam bancos e parte do gramado frequentemente usado para piqueniques.

De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH, para a realização de eventos maiores, como aniversários ou outras comemorações, é importante uma consulta prévia na gerência (tel: 3246-3034 ou usopublicoparques@pbh.gov.br) para avaliar a necessidade de autorização.

No gramado são realizadas práticas de Lian Gong, uma ginástica terapêutica chinesa com exercícios que trabalham pescoço, ombros, costas, cintura, pernas e pés. Os encontros, abertos ao público, ocorrem às terças-feiras, das 9h às 10h, e serão retomados em fevereiro.

No local também funciona, há três anos, o Centro de Educação Ambiental Centro-Sul (CEA-CS), gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “O espaço recebe escolas e grupos organizados para o desenvolvimento de atividades de sensibilização, inclusão e capacitação ambiental”, explica a coordenadora Laiena Teixeira.

Opções de lazer

Em 2019 foram 5.487 pessoas inscritas em projetos, oficinas, palestras e trilhas guiadas. As ações envolvem crianças a partir de dois anos, idosos, pessoas com deficiência, moradores locais, adolescentes e jovens em regime de privação de liberdade por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. “A oferta de vivências na natureza dentro de uma área verde pública acessível favorece o autoconhecimento”, pondera Laiena ao avaliar o impacto da educação ambiental nos participantes.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail laiena@pbh.gov.br. As atividades do CEA serão reiniciadas em fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *