Pe. Natanael: instituto para deixar vivo seu legado
São 57 anos de sacerdócio, sendo 45 na Serra, incluindo o Aglomerado e a Igreja São João Evangelista, na Rua do Ouro. Pe. Natanael ajudou várias pessoas, batizou e casou muitos moradores do bairro (é conhecido como padre casamenteiro) e até hoje celebra missas, como convidado, aos 84 anos. “Ele tem a saúde física perfeita, é muito forte. A principal dificuldade é o Alzheimer, descoberto há 6 anos”. Como teve o diagnóstico no início e logo começou a tomar os remédios, a progressão da doença é lenta. “Nossa família está sempre presente para ajudá-lo nas tarefas diárias e acompanhá-lo nas consultas”, explica o sobrinho-neto Neto Brenha.
Pe. Natanael também tem um trabalho forte no Aglomerado da Serra, desde 1974, por meio de Pe. Tarcísio. Com a morte do amigo, ele se tornou pároco em 1999, tendo sido um dos grandes incentivadores da abertura da Paróquia Santa Dulce dos Pobres em 2012. “Desde 2008, quando ele ainda era pároco, eu buscava e distribuía doações com carro próprio. São 15 anos contribuindo com a comunidade”. Em 2021, Neto e a esposa, Nathália Moraes, sobrinha-neta de Pe. Natanael, fundaram o instituto que leva seu nome. “O objetivo é deixar vivo seu legado, não queremos que Pe. Natanael seja esquecido”, destaca Neto, presidente da entidade.
Um passo importante foi conseguir uma sede: “Pe. João, na época pároco da Santa Dulce dos Pobres, nos avisou que o espaço abaixo da Capela de Santa Teresinha, na Rua Americano, 7 – Vila Fazendinha, estava deteriorado e precisava de atividade”. Ter um ponto fixo é um sonho realizado e serve de referência para a população: “Fazemos eventos em datas comemorativas, como o Natal Solidário, que reúnem 120 crianças para um dia de brincadeiras. Também temos a feirinha em que distribuímos frutas e legumes”. O instituto precisa de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, eletrodomésticos, móveis, entre outros. “Todo mês atendemos 20 famílias com cestas básicas doadas pelo Instituto Semearte – temos mais 40 na fila de espera. A gente distribui marmitas 1 vez por mês e empresta cadeira de rodas/de banho e muletas às famílias necessitadas. Buscamos as doações, favor enviar mensagem no 99175-6716 ou fazer um PIX, cuja chave é 450834780001-60”.
O Instituto Padre Natanael pretende ir ainda mais longe. “Não foi fácil conseguir a reforma da sede, que custou R$ 100 mil doados em serviços e materiais pelo Instituto Semearte”. O local está sendo preparado para a abertura de uma creche com capacidade inicial de atender 80 crianças de 0 a 3 anos em tempo integral: “Temos 6 salas de aula, berçário, 4 banheiros completos adaptados, cozinha etc.”. A instituição está dando entrada no credenciamento da creche junto à Secretaria Municipal de Educação para começar a funcionar o mais breve possível. “Com isso, vamos atender a uma necessidade da população: um local seguro para as mães deixarem suas crianças enquanto trabalham”.
Caberá à prefeitura organizar o processo de contratação dos 17 funcionários, incluindo professores, de preferência do Aglomerado da Serra. Portanto, “favor enviar o seu currículo para o e-mail instituto.padrenatanaelbh@gmail.com que vamos encaminhá-lo”. A entidade ainda precisa de doações de colchões, piso emborrachado, caixas de organização, prateleiras, brinquedos em geral e aqueles de parquinho, utensílios de cozinha, além de geladeira e fogão mais novos. O Instituto Padre Natanael deseja a sua ajuda para contribuir ainda mais com o Aglomerado da Serra. Faça a diferença, pois sua diferença transforma vidas! Siga o Instagram @institutopadrenatanael.