fbpx

Pilates funcional ajuda no tratamento das dores

Você sente dores que lhe incomodam há semanas, meses ou anos? Já tentou tratá-las, mas não teve sucesso? Pois você precisa experimentar o pilates funcional, que pode lhe auxiliar na solução do problema. Ele mescla o método clássico com o treinamento funcional: “Usamos em conjunto os aparelhos do pilates com acessórios do funcional, a exemplo da corda naval, TRX, slide board, além de barras e anilhas de pesos variados”, explica a Dra. Isabela Faberes, fisioterapeuta especialista em coluna da Clínica BioBack, que fica na Rua do Ouro, 424.

Segundo ela, o pilates funcional, um dos diferenciais da empresa, que também oferece a modalidade clássica, é recomendado não apenas aos idosos, mas a pessoas de todas as idades, com ou sem incômodos e dores. “Queremos trazer função ao paciente, ou seja, que a prática permita a ele realizar as atividades diárias como conseguir trabalhar normalmente, arrumar a casa e cuidar dos filhos sem limitações. Não é só fazer por fazer”.

Dr. George Jacques, também fisioterapeuta da clínica, afirma que o pilates funcional fica num meio-termo entre o clássico e o treinamento funcional, mais intenso. “Adequamos os exercícios ao que a pessoa consegue fazer no momento, e isso vai sendo ajustado com o tempo”. As práticas proporcionam mais agilidade, força, resistência, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, além de prevenir e eliminar a dor, inclusive crônica. O pilates funcional, por trabalhar a respiração, também promove o relaxamento e a diminuição do estresse.

Em sua 1ª sessão na BioBack, o paciente é minuciosamente examinado: “Precisamos entender os seus objetivos, queixas e a rotina. Com a avaliação física, diagnosticamos a situação atual e, caso haja, a origem da dor”, enumera Dra. Isabela. A partir disso, é feito o plano de tratamento para aplicar no pilates. “A nossa meta é beneficiar o paciente de modo a permitir que ele viva sem incômodos e previna futuras incapacidades, o que melhora muito sua qualidade de vida”.

Dr. George sustenta que o ideal é as pessoas buscarem uma atividade física de forma preventiva. No pilates, não é o que acontece: “Geralmente, o aluno deseja combater limitações ou sente dores”. É comum, inclusive, ele ter receio de fazer os movimentos por estar doendo: “A pessoa acha que precisa ficar mais parada, tomando remédio, e esperar o incômodo passar para começar. Se o nível da dor for baixo, já se pode ir direto ao pilates, com exercícios realizados de maneira controlada. Nos outros casos tratamos antes a dor, normalmente em 3 sessões”.

Na BioBack, as aulas de pilates clássico e funcional são de segunda a sexta (6h às 11h50) e de segunda a quinta, (14h às 21h), duram 50 minutos e são feitas em grupos de até 4 alunos, com atenção individualizada. “Em caso de dores, prescrevemos um exercício específico para você fazer em casa por 6 minutos diários. Isso acelerará sua recuperação”, orienta Dra. Isabela. É sedentário? Dr. George explica que o pilates é o mais adequado para voltar à ativa: “Somos fisioterapeutas, entendemos os limites de cada articulação, tornando o método uma porta de entrada segura”. Procure a BioBack e vá se exercitar! Fale que leu esta matéria no PLANETA SERRA e ganhe 10% de desconto na primeira mensalidade do pilates.

TRATE SUAS DORES NA CLÍNICA BIOBACK!

Endereço: Rua do Ouro, 424

Atendimento: 2ª a 6ª (6h às 21h)

Dúvidas e marcação de consultas: 98685-4584

Instagram: @bioback_fisio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *