PLANETA SERRA encontra morcego em árvore na Rua Corinto
Nas andanças pelo bairro, o PLANETA SERRA identificou, no início de dezembro, um morcego durante o dia. O animal, pendurado numa árvore em frente a uma casa na Rua Corinto, estava vivo, já que mudava de posição de tempos em tempos.
Dias depois voltamos ao local e identificamos que o morcego estava morto, provavelmente por ter ficado preso num arame que circunda o tronco da árvore.
O PLANETA SERRA procurou a prefeitura em busca de mais informações. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Laboratório de Morcegos Urbanos do Centro de Controle de Zoonoses realiza a vigilância regular em morcegos mortos como medida de proteção no controle da raiva na capital. “Se alguém encontrar algum morcego morto ou com comportamento anormal, ou seja, que estejam caídos no chão, vivos ou mortos; dependurados no meio da parede, em troncos de árvores, janelas ou em locais de pouca altura; ou que estejam voando durante o dia, o correto é acionar a Zoonoses da sua região”, explica a autarquia em nota.
O morador pode ligar para o 156 e passar as informações para que os agentes de combate a endemias façam o recolhimento. “Após ser recolhido, o animal é enviado ao laboratório para verificar a espécie e se está infectado com o vírus da raiva. Em 2018, na Região Centro-Sul foram encontrados dois morcegos positivos para a doença”.