Prefeitura anuncia recapeamento de ruas na Serra
Se você não anda tão distraído ou atarefado, com certeza percebeu que algumas ruas da Serra estão com “roupagem nova”. Nos últimos meses, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital), posicionou seus cavaletes laranjas em alguns trechos e refez o asfalto, trazendo mais comodidade para os motoristas.
Em nota a pedido do PLANETA SERRA, a Sudecap informa que nove trechos foram recapeados nessa fase. O destaque fica para os pouco mais de 800 metros do início da Rua Senador Pompéu, passando pelas ruas Gravataí, Amapá e Pouso Alto, até a esquina de Rua Cabrália com Rua Cervantes, na entrada do Aglomerado da Serra. A Rua Aguapeí, entre Rua do Ouro e Pouso Alto, também já está renovada, assim como o trecho da Rua Doutor Camilo, entre Paulino Marques Gontijo e Cerrado, já no Aglomerado da Serra.
A autarquia também realizou o recapeamento de outras ruas, mas faltou contemplar pequenos trechos que servem de itinerário das linhas de ônibus. Por exemplo, a Sudecap renovou o asfalto da Rua Herval entre Monte Sião e Itaparica, mas até a esquina seguinte, com a Rua Joanésia – são cerca de 100 metros –, há muitos buracos e pavimento irregular, atrapalhando os motoristas.
Algo parecido ocorreu na Rua Henrique Passini. O trecho que vai da Rua Angustura até Corinto foi asfaltado, assim como a Rua Guaxupé, entre Caraça e Sacramento. Ficaram de fora cerca de 100 metros da Rua Angustura, entre Henrique Passini e Caraça, também trajeto dos ônibus. O PLANETA SERRA questionou sobre os prazos para o asfaltamento desses trechos, mas a Sudecap afirma que não há previsão das obras nos dois casos.
As prioridades estão “inseridas em um programa contínuo nas nove regionais de BH e são definidas em comum acordo com as regionais e a BHTrans, que indicam as ruas em pior estado ou de grande fluxo de veículos”, de acordo com a mesma nota.
Ainda tendo o documento como base, a Sudecap também faz uma vistoria para “atestar as condições do pavimento, tipos de calçamentos, sistema de drenagem, qual a importância da via quanto ao fluxo de veículos”, entre outros detalhes. Em 2015 e 2016, mais de 170 vias em toda a cidade foram recapeadas, totalizando perto de 64 km e quase R$ 30,5 milhões investidos.
Faça sua parte
Se a rua onde você mora precisa de reparos, mas ainda não foi asfaltada, você pode solicitar o serviço de tapa-buracos da Prefeitura. Há várias opções: ligar para a Central de Atendimento Telefônico (156), acessar o aplicativo BH Resolve Mobile ou ir pessoalmente à entidade (o endereço é Rua Santos Dumont, 363 – Centro, com entrada também pela Rua Caetés, 342). Você ainda pode se dirigir à sede da regional Centro-Sul, cujo endereço é Avenida Augusto de Lima, 30, 17° andar – Centro, ou demandar o serviço pela internet (www.pbh.gov.br/sac). No site, basta selecionar o grupo “Transporte e Trânsito” e clicar em “tapa-buraco”. A Prefeitura informa que as solicitações são atendidas em até cinco dias úteis.