Prefeitura tem opção de exercícios na Serra
Se você quer se exercitar ao ar livre, mas não pretende gastar com isso, o Academia a Céu Aberto pode ser uma boa opção. Lançado em 2009 pela prefeitura, o projeto tem “o objetivo de estimular a prática de atividade física e maior socialização da comunidade”, afirma a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
A Serra conta com equipamentos nos seguintes locais: Praça Tiwanacu (Av. do Contorno, em frente a FIEMG), Parque das Mangabeiras, Praça do Cardoso (Av. Jefferson Coelho da Silva), Praça do Cafezal (Rua Serenata), Rua da Passagem (Vila Marçola) e Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo). Havia também na Praça da Caixa D´água (Rua Doutor Camilo), mas “todos os equipamentos foram alvo de vandalismo”, explica a autarquia.
Inclusive, a prefeitura faz um alerta: “Existem mais de 420 academias a céu aberto em Belo Horizonte, cerca de 7 mil pessoas utilizam-nas diariamente. Porém, levantamento realizado em 2018 mostrou a necessidade de reparos em mais de 300 unidades (80%). Pelo menos 70% são decorrentes de vandalismo, furto ou utilização incorreta dos equipamentos”, lamenta a SMEL.
O personal trainer João Victor Rocha Santos sugere o Academia a Céu Aberto para quem precisa de uma intensidade razoável nos exercícios: “Os idosos são o grupo mais indicado, além de pessoas com problemas articulares e que precisam fazer movimentos e alongamentos específicos”. Na visão dele, pelo fato de os exercícios serem leves, uma pessoa de 20 a 30 anos que deseja evoluir em seu preparo físico vai se desmotivar: “Não há nem ajuste de peso nos equipamentos, em alguns você pode aumentar a intensidade fazendo-o de forma mais lenta, o que aumenta o tempo de contração do músculo”, informa João Victor.
O profissional recomenda que todos os equipamentos sejam utilizados (cada local tem de seis a 12 aparelhos, dependendo da topografia), “desde que a pessoa se sinta segura”. Na opinião dele, se a pessoa leiga não souber como fazer todos os movimentos, não saberá como ou por quanto tempo variá-los para trabalhar músculos específicos.
Academia a Céu Aberto
Se você deseja utilizar o Academia a Céu Aberto, o personal trainer faz um alerta: “Procure um profissional de educação física, nem que seja uma vez, para saber como se exercitar em cada aparelho [cada local tem uma placa orientando os exercícios]. Já vi muita gente utilizando-os da forma errada, isso acaba prejudicando a pessoa”. Inclusive, João Victor tem uma sugestão à prefeitura: “Podiam organizar um evento itinerante nos locais do projeto com a presença de um profissional de educação física orientando as pessoas como utilizar os equipamentos. Esse é o meu questionamento acerca do projeto, a falta de alguém capacitado para orientar”. O jornal PLANETA SERRA está à disposição para divulgar os eventos na Serra.
Uma moradora, que não quis se identificar, deseja que sejam instalados equipamentos e brinquedos na Praça Milton Campos. A prefeitura respondeu que “por ora não há recursos disponíveis para novas instalações”. Se você deseja o Academia a Céu Aberto em uma praça, acesse o site prefeitura.pbh.gov.br/ouvidoria/fale-com-a-ouvidoria.