fbpx

Que tal passear nos parques durante as férias?

Todo mundo precisa de pausas durante o ano para reorganizar a vida e colocar a cabeça no lugar. Esse período pode ser melhor aproveitado com um passeio nos já conhecidos parques das Mangabeiras e da Serra do Curral, mas também no Parque Professor Amílcar Vianna Martins, que fica no bairro Cruzeiro, na Rua Cobre, 114 – mais detalhes do local no link bit.ly/3ppE30j.

Esse último, implementado em 2000 e com entrada ao lado de uma universidade, tem área de 18 mil metros quadrados com diversidade de plantas ornamentais, brinquedos ao ar livre e um deck de 210 metros quadrados com vista privilegiada da cidade. É um local ideal para ler um livro, fazer piqueniques e tirar fotos.

De acordo com a prefeitura, a entrada nos três parques é gratuita e todos funcionam de terça a domingo, das 8h às 17h (entrada até as 16h nos dois mais famosos). O estacionamento no Vianna Martins é gratuito, enquanto no Mangabeiras é rotativo, inclusive aos domingos e feriados. Não há estacionamento no da Serra do Curral, mas existem vagas disponíveis ao lado.

Outro detalhe importante é a vacinação contra a febre amarela. No Amílcar Vianna Martins não há exigência de comprovação, embora a prefeitura recomende a imunização. Nos parques das Mangabeiras e da Serra do Curral, é preciso apresentar o documento. “Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada pelo parque, de que já se encontra imunizado (vacinado há, pelo menos, 10 dias)”. Menores de 9 meses, que não podem receber a vacina, estão proibidos de acessar esses dois parques, mas no Vianna Martins têm entrada liberada.

Se você quiser levar o seu pet para passear, você só poderá fazer isso no Amílcar Vianna Martins, desde que com coleiras ou focinheiras. Por lei, cães-guia são liberados nos três locais. Por outro lado, você pode andar de bicicleta (aros 12, 14 e 16) nos três parques, menos nas áreas de jardins do Mangabeiras, o único que tem lanchonete. Também é permitido realizar a festa de aniversário do seu filho ou neto nos locais. Para mais informações, mande um e-mail para usopublicoparques@pbh.gov.br.

No Parque das Mangabeiras, com entrada apenas pela Av. José do Patrocínio Pontes, 580, as áreas de visitação livre são a Praça das Águas, Mirante da Mata, Ciranda dos Brinquedos, Ilhas do Passatempo e pista de skate/patins/BMX – a tirolesa não está funcionando. As trilhas têm acesso autorizado apenas a pequenos grupos de estudo, mediante agendamento.

Se você quiser fazer trilhas, o Parque da Serra do Curral, localizado na mesma avenida (nº 1.951), mas do lado oposto, oferece ao visitante 1,8 km a pé e sem guias entre os mirantes 1 e 3. “O trecho é de média dificuldade. A entrada de carro de visitantes só é permitida para pessoas com mobilidade reduzida, mas é preciso contatar o parque. A trilha ‘Travessia da Serra do Curral’ está fechada”. Vale dizer que há limite de 700 visitantes diários.

Antes de visitar os parques, acesse o site www.pbh.gov.br/parquesezoobotanica, pois essas orientações podem mudar. Você também pode ter mais informações nos telefones 3277-8277 (Mangabeiras), 3277-8120 (Serra do Curral) e 3277-4161 (Vianna Martins). Aproveite as suas férias perto da natureza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *