fbpx

Reabilitação oral: o seu sorriso radiante de novo

Todos desejam um sorriso bem apresentável, mas nem sempre é possível manter a arcada dentária bonita. Nesse caso, você pode fazer uma reabilitação oral: “A meta é restabelecer a autoestima do paciente por meio do sorriso, embora as intervenções não sejam apenas estéticas”, explica o cirurgião-dentista Joy Suman, formado em odontologia pela UFMG em 1974 e ex-presidente do curso de especialização do Centro de Estudos Odontológicos do Ipsemg.

Egresso do curso de reabilitação oral em Bauru/SP, onde teve como professor Waldir Antônio Janson, um dos maiores especialistas em reabilitação oral do Brasil (falecido em 2014, aos 82 anos), o profissional afirma que o principal objetivo do tratamento é a pessoa voltar a mastigar corretamente, deglutindo o alimento com todos os dentes tocando entre si com a mesma intensidade (relação cêntrica).

Talvez você ache que a reabilitação oral é indicada apenas para pacientes com perda de um ou mais dentes ou até de todos. Todavia, Dr. Joy destaca que quem tem todos os dentes ainda pode precisar dos procedimentos, como no caso de bruxismo muito acentuado que começa a desgastá-los ou muitas cáries por não escovar corretamente. O cirurgião-dentista recebe pacientes que trataram com profissionais diferentes por vários anos, resultando em falta de uniformidade da arcada dentária. “Corrigimos com próteses provisórias, de acrílico, que ficam 30 dias. Se não houver dor ou incômodo, colocamos as definitivas, de cerâmica”.

A reabilitação oral também envolve tratamento de canal e periodontite, colocação de implantes, extração e restauração de dentes etc. Já na primeira consulta, Dr. Joy conversa com o paciente e pede radiografia, raio-x e tomografia para poder observar quais intervenções serão necessárias e se há trincas, coroas ou outras peças. No caso de implantes, é preciso saber se o paciente utiliza anticoagulante e se tem doença autoimune ou diabetes. “Faço um molde das arcadas superior e inferior no início e ao final do tratamento para mostrar os resultados”.

A escovação precisa ser feita corretamente, pois isso é muito importante para o sucesso da reabilitação oral. “Examino as gengivas para ver se há doença periodontal. Em caso positivo, precisamos tratá-la antes. Com todas as informações coletadas, faço o planejamento do tratamento, dou o orçamento e combino o dia de começarmos”. Dr. Joy explica que, para um melhor resultado, é essencial fazer os procedimentos em sequência e ir às consultas, que podem durar 2h ou 3h.

O profissional prefere não apontar uma data de conclusão: “O tratamento é demorado e complexo a depender da quantidade de procedimentos, mas nem todo mundo precisa fazer todas as intervenções. Peço no mínimo 3 meses, pois não é bom fazer tudo rápido, já que o paciente precisa se recuperar dos procedimentos”.

Dr. Joy também atende a emergências 24h, todos os dias: “Chego ao consultório em 15 minutos, pode me ligar se estiver com dor ou quebrar algum dente”. Se você anda desanimado com o seu sorriso, saiba que ele é a porta de entrada para o sucesso. Marque uma consulta e faça a reabilitação oral para poder voltar a sorrir!

MARQUE A SUA CONSULTA!

Dr. Joy Suman (CROMG 4425)
Endereço: Av. Afonso Pena, 4374, sala 203
Telefones: 3225-1112 ou 99283-5330

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *