fbpx

Risco de acidentes em esquina preocupa moradora

Anita Nunes de Lima, moradora da Rua Henrique Passini, procurou o jornal PLANETA SERRA ainda antes da pandemia, no fim de fevereiro de 2020. Preocupada com mais um grave acidente ocorrido no cruzamento com a Rua Corinto (foto), ela pediu providências para sanar o problema. Contatamos a BHTrans à época, mas a pandemia do coronavírus impediu uma averiguação in loco por uma equipe.

O retorno ocorreu em meados de dezembro: “A BHTrans esclarece que foi elaborado um projeto viário na Rua Henrique Passini, entre Dr. Alípio Goulart e Níquel. Ele irá contemplar a sinalização [pintura e placas novas, já realizado], trechos com proibição de estacionamento, com a intenção de ampliar a segurança viária, e ajustes na localização do ponto de embarque e desembarque do transporte coletivo”. A empresa avisa que não há previsão de realização, o que será informado ao jornal. “Após a implantação, o trecho será monitorado, verificando-se a necessidade de ajustes. As demais vias próximas à Rua Henrique Passini serão também avaliadas”.

A moradora sugere instalar quebra-molas na esquina de Corinto com Henrique Passini e/ou desta com Angustura. A BHTrans afirma ser possível, mas faz um questionamento: “Se implantarmos um redutor de velocidade (quebra-molas) em todos os locais em que não há respeito à sinalização, teremos que tipo de vias na capital?”. A BHTrans justifica que ambos os cruzamentos têm sinalização de parada obrigatória e placas indicando velocidade máxima de 30 km/h, o que é adequado para vias de bairro, onde não se pode desenvolver velocidades praticadas em avenidas e corredores, pois existem mais pessoas transitando a pé.

Por fim, a empresa dá um recado importante: “Essas são ferramentas para orientar o trânsito e que só atingem sua máxima eficiência quando associadas com a prudência de motoristas, ciclistas, pedestres, motociclistas etc. Ao respeitar a sinalização, você respeita o direito do outro. Hoje você é motorista, amanhã será pedestre ou ciclista. Não crie situações de risco para os outros, algo que você não desejaria para si mesmo”. Portanto, condutor, tenha muita calma, respeito e atenção nos cruzamentos da Serra e de outros bairros, viu? A sua vida vale mais do que a pressa para chegar a um compromisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *