fbpx

Rua Oriente pode ser a próxima com mão única

Durante a reunião virtual que definiu mão única em dois quarteirões das ruas Herval e Itapemirim (bit.ly/3y7ELAu), alguns moradores reclamaram dos constantes acidentes no cruzamento da Rua Oriente com Palmira. “Apesar de não ter sido a pauta do encontro, essa questão foi colocada e está sendo avaliada a viabilidade de desenvolver um projeto operacional para alteração de circulação no trecho, ainda sem data marcada para tratar do assunto com a população”, informa a BHTrans em nota.

O morador Carlos Abrantes, em mensagem ao jornal, também demonstrou preocupação: “Sinto-me constantemente ameaçado nesse cruzamento. O trecho é perigoso, há muitos pontos comerciais na esquina e o movimento de carros é intenso, além de não existir sinalização. Os carros ocupam as esquinas, tirando a visibilidade dos motoristas”.

A BHTrans discorda da falta de sinalização, mas reconhece o problema: “É um trecho importante na Serra e conta com placa de Parada Obrigatória na Oriente em ambos os sentidos da rua, que é de mão dupla. A Rua Palmira é uma via preferencial, tem maior volume de veículos e funciona em mão única. O maior problema é a desobediência à sinalização”. Sobre estacionar nas esquinas a menos de 5 metros do alinhamento do meio-fio da via transversal, a BHTrans informa que isso configura infração média, com multa e remoção do veículo.

Outras ruas em mão única?

A Rua Corinto também pode entrar em discussão com os moradores da Serra

A BHTrans entende que “a Serra é um bairro antigo de BH em expansão imobiliária, por isso são possíveis novas adequações ao trânsito”. De fato, a empresa anuncia que estão em estudo algumas propostas para o nosso bairro, pois “o trânsito é dinâmico e as avaliações devem ser constantes”. Informação de bastidores: outra possível proposta de mudança pode ocorrer na Rua Corinto, também de mão dupla, que passaria para mão única.

Recebemos também reclamação da moradora Sônia Ramos sobre a Rua Guaxupé: “No quarteirão entre Capivari e Desembargador Mário Mattos ficam muitos carros estacionados dos dois lados. Além disso, o ônibus S19 sempre para perto da esquina com Capivari. Assim, os motoristas precisam invadir a contramão para desviar do ônibus e correm o risco de bater de frente com quem está adentrando a Guaxupé. Uma hora vai acontecer um acidente grave”, alerta. Vale ressaltar que a moradora já reclamou disso em março de 2018 (bit.ly/2UwoVBO), mas nada foi feito.

Aproveitamos para sugerir outras modificações. Conversamos com alguns moradores da Rua Dona Cecília que desejam mão única entre Monte Alegre e Américo Scott. Com isso, o estacionamento dos dois lados poderia ser autorizado novamente, o que foi retirado numa intervenção no início de 2020. Sugerimos o sentido Américo Scott/Monte Alegre e mão única na Américo Scott no sentido contrário ao atual.

Outra sugestão é implantar mão única na Rua Trifana, entre Oriente e Rua do Ouro, nesse sentido. Assim, o tempo de semáforo de pedestres no cruzamento Trifana/Ouro poderá ser aumentado, enquanto quem chega à Trifana pela Muzambinho não precisará olhar para os dois lados a fim de atravessar a via, diminuindo o risco de colisões. Você concorda com as sugestões? Entre em contato conosco!

One thought on “Rua Oriente pode ser a próxima com mão única

  • 13 de setembro de 2021 em 12:20 pm
    Permalink

    Inúmeros acidentes já aconteceram na esquina da Palmira com a rua Oriente, inclusive subindo no passeio da sorveteria, destruindo a calçada e recentemente o poste em plena madrugada. Sabemos que ninguém irá respeitar a sinalização da Desembargador Mário Matos. Problema antigo. O barulho de buzinas e brigas no trânsito também aumentaram significativamente. Sem falar nos carros com som alto por toda a madrugada, mesmo em dias de semana. Moro na rua Oriente e sou a favor da mudança para mão única por vários motivos, mesmo que eu tenha que andar um pouquinho mais de carro para entrar nl meu prédio.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *