fbpx

Saiba como agendar a sua doação de sangue

A nossa vida mudou em 2020 em consequência do coronavírus. Neste ano, a rotina está sendo retomada aos poucos, embora ainda sejam necessários cuidados. Por acaso você já voltou a doar sangue? Desde o início da pandemia, a Hemominas registrou queda média de 20% no comparecimento de doadores em Minas Gerais: “O impacto em 2021 tem sido maior em virtude das inaptidões por causa do contato com quem teve a doença, sintomas gripais e diagnóstico confirmado para Covid-19. Nas duas últimas situações é preciso aguardar 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação)”.

Isso significa que há menos pessoas aptas a doar sangue, o que tem feito cair os estoques e torna o seu ato ainda mais importante. “Quem já se vacinou contra a Covid-19 necessita verificar o prazo de espera (de 48h a 7 dias, a depender da vacina) após cada dose. Sugerimos ao doador levar o cartão de vacina no dia da doação”.

Você pode agendar a sua doação no link bit.ly/3ugScOa ou pelo MG App-Cidadão, mas antes deve acompanhar os estoques de sangue no site www.hemominas.mg.gov.br: “Se o tipo sanguíneo do candidato estiver estável, sugerimos aguardar 10 dias para agendar a doação”. Pessoas entre 16 e 69 anos podem se candidatar e quem tem acima de 60 anos deve comprovar ter feito uma doação até os 60 anos.

No dia da doação, o candidato precisa estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto. Assim que chega ao hemocentro, o candidato passa pela triagem: “As informações devem ser as mais completas possíveis para que seja avaliado o histórico de saúde do doador, garantindo a sua segurança e a de quem irá receber o sangue”. Leve uma colinha com os medicamentos que utiliza.

Doar sangue salva vidas, ajude o seu próximo

Além da doação de sangue total, é possível doar só plaquetas e hemácias. “A coleta de plaquetas é realizada apenas por doadores homens RH positivos, enquanto homens e mulheres RH negativos ou com fenótipos raros, preferencialmente, podem doar hemácias. É necessário ter doado sangue ou plaquetas há menos de 36 meses”. Para mais detalhes das exigências, favor acessar o link bit.ly/3ulzCof.

Se você não pode doar por qualquer motivo, dê sua contribuição: “Muitas vezes, as pessoas só dão atenção à importância de doar sangue nas campanhas de conscientização ou quando alguém próximo necessita. Mas temos que incentivar esse gesto durante todo o ano, pois o estoque precisa atender pacientes diariamente”. Portanto, converse com seus familiares e amigos sobre a importância desse ato. Outra possibilidade é procurar a escola de seus filhos e netos para apresentar o programa Doador do Futuro: “A proposta é estimular em crianças e jovens uma futura sensibilização para o ato de doar sangue, trazendo mudança comportamental e reflexos positivos para toda a sociedade”.

A unidade da Hemominas mais próxima da Serra fica na Alameda Ezequiel Dias, 321, no bairro Santa Efigênia, que recebe doadores de segunda a sexta (7h às 18h) e sábado (7h às 13h), com entrada até o meio-dia. Ainda há um posto de coleta no Shopping Estação BH e uma unidade no Hospital Júlia Kubitschek. Mais informações no telefone 3768-4500.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *