fbpx

Saiba como funciona uma permuta de imóveis

A Serra tem tido novos prédios, mas ainda restam várias casas. Se você mora numa residência e deseja vendê-la, optar pela permuta é um ótimo negócio: “Muito comum no bairro, a permuta física se dá quando o dono da casa entrega o imóvel a uma construtora, que ergue um prédio no local e repassa apartamentos ou lojas em troca”, resume Walter Ferreira Junior, sócio-diretor das empresas Walter Faria Administradora e Terra Consultoria em Negócios Imobiliários.

Segundo ele, a principal vantagem é o ganho financeiro. “Se a permuta não envolver parte em dinheiro (torna), você não é tributado e pode até aumentar seu patrimônio, trocando seu terreno por um apartamento de maior valor. Caso opte apenas por vender a casa, você recebe o valor do terreno e precisa comprar outro imóvel em até 180 dias para não ser tributado”.

Esse valor é definido de acordo com a metragem e o coeficiente de construção, ou seja, quantos andares poderão ser erguidos no local. “A prefeitura, por meio da lei de uso e ocupação do solo, tem diminuído esse coeficiente ao longo do tempo para não aumentar o adensamento populacional em BH. Não sugiro fazer a permuta logo após uma mudança da lei, espere alguns anos porque a queda no coeficiente é compensada pelo aumento no valor dos apartamentos, o mercado equaliza isso”.

Walter explica que o permutante é um comprador futuro, que está dando seu terreno em troca de uma promessa de apartamento/loja no tempo e qualidade acordados. “A construtora se responsabiliza por entregar o prometido, e a legislação tem evoluído para proteger o futuro dono do bem. Toda empresa precisa ter contratado o seguro ‘término de obra’, que será acionado caso haja falência. O permutante também pode pedir um imóvel ou bem como garantia”. Por sua vez, o imóvel a ser permutado precisa estar totalmente quitado, sem pendências, ou que esteja no contrato que elas serão sanadas até o registro de incorporação do prédio no cartório.

É comum os moradores da Serra receberem a visita de representantes de construtoras interessadas em comprar a casa. Porém, para um negócio seguro e positivo para ambas as partes, é imprescindível contratar uma imobiliária: “Nós cuidamos de todo o processo, desde a documentação do seu imóvel, sugestões para uma melhor negociação, avaliação do imóvel e do potencial de construção do futuro prédio, redação do contrato etc. E isso não custará nada a você, permutante, pois na permuta física, sem dinheiro envolvido, quem paga a comissão da imobiliária é a construtora”, avalia Walter.

O empresário ajuda a encontrar a construtora mais adequada para o seu imóvel. “Como os lotes da Serra normalmente são de 360m², procuramos os vizinhos e os convidamos a fazer parte do negócio, aumentando o coeficiente de construção e o valor dos terrenos”. Você que mora em apartamento, quer mudar para um melhor, mas não tem dinheiro para isso, pode permutá-lo. “As possibilidades são várias e ter uma imobiliária experiente nesse tipo de negócio é uma vantagem”. Se você ficou interessado, procure o Walter Faria Junior para mais detalhes!

WALTER FARIA JUNIOR PERMUTA OU ALUGA O SEU IMÓVEL!

Endereço: Rua Angustura, 210 – Conj. 2B – Serra

Telefones: 3222-6470 / 98444-2812 / 99982-4513

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *