fbpx

Saiba o que fazer para ter árvores na sua rua

Nos últimos meses, a prefeitura tem realizado podas e supressões de árvores na Serra. Vale lembrar que entre outubro e março é o período ideal para o plantio de novas árvores: “Isso garante a sobrevivência da muda, pois geralmente há maior umidade do solo, o que é fundamental para o seu desenvolvimento. Se o plantio for realizado fora desse período, a muda deverá ser irrigada pelo menos 2 vezes por semana até o início do próximo ciclo de chuvas”, explica a prefeitura em nota enviada ao jornal.

A PBH avisou que começaria no fim de novembro o plantio de novas árvores nas seguintes ruas do nosso bairro, sem especificar os endereços exatos: Caetano Dias, Henrique Passini, Itapemirim, Monte Alegre e Pouso Alto, bem como as avenidas Afonso Pena e do Contorno. “É montada uma listagem de endereços por cada regional e faz-se a distribuição dos plantios entre os requerentes que devem cumprir a obrigação de reposição ambiental em decorrência de supressão de árvores”.

A iniciativa de novos plantios é positiva, mas ainda há mais supressões que novas árvores. No período chuvoso de 2019/20 foram realizados na Região Centro-Sul aproximadamente 475 plantios, embora em 2020 tenham sido suprimidas 782 árvores. No mesmo período de 2020/21, a prefeitura plantou por volta de 466 árvores, ao passo que neste ano, até outubro, já são 639 supressões na mesma região.

Muitos moradores reclamam dos tocos das árvores suprimidas que permanecem muito tempo nos passeios. Por isso, questionamos sobre as árvores que foram recentemente cortadas, incluindo a mencionada na página 8 desta edição. “Não necessariamente será feito o plantio no mesmo local das supressões, porque é preciso fazer uma análise do tipo de calçamento, a espécie mais adequada ou se o local cumpre todas as especificações exigidas pelo Código de Posturas”.

As equipes que retiram o toco e plantam uma nova muda são diferentes: “A destoca é realizada por empresas contratadas pela prefeitura, com valores pagos a depender da complexidade do serviço. Os plantios em logradouros públicos são financiados por requerentes devedores de reposição ambiental. A contratação do serviço e a manutenção (6 meses) são feitos diretamente por eles, sem ônus à PBH”. Em 2021, a prefeitura reservou R$ 21,5 milhões para dar manutenção em árvores, incluindo podas, supressões e destocas, além da conservação e limpeza de praças, jardins e canteiros centrais.

Se você quiser o plantio de novas árvores na sua rua, deve fazer a solicitação no link bit.ly/3nk19EA e aguardar a aprovação ou não por um técnico da prefeitura. Outra possibilidade é você pedir autorização para realizar o plantio, cujo link é bit.ly/3HEY4ar. Ainda há uma terceira alternativa, na qual os moradores se organizam, formam um coletivo e procuram a prefeitura, que auxilia nos plantios de mudas em locais indicados. É o que faz o Arboriza BH, tema de matéria na edição de abril/21 (bit.ly/3Fr9Pzh). Vale dizer que, se nosso bairro tivesse uma associação de moradores, isso poderia ser feito com mais facilidade. O PLANETA SERRA vai fiscalizar os novos plantios informados pela prefeitura (contamos também com a sua ajuda) e continuaremos cobrando novas árvores na Serra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *