fbpx

Serra tem iluminação pública atualizada para LED

Se você costuma transitar pela Serra de carro ou a pé, principalmente à noite, com certeza percebeu uma mudança bem-vinda: a luz emitida pelos postes. A BHIP, concessionária responsável pela iluminação de Belo Horizonte, renovou todos os 1.106 pontos de luz da Serra no fim do ano passado, encerrando um trabalho que começou em 2018 nas regiões de Venda Nova, Barreiro e Norte, “locais com maiores índices de criminalidade”, segundo nota enviada pela empresa. A Região Centro-Sul foi a última contemplada, totalizando mais de 182 mil pontos de iluminação pública renovados em todos os bairros da cidade, informa a empresa.

A BHIP defende o uso das luminárias de LED em detrimento das de sódio e mercúrio, aquelas amareladas: “Elas iluminam mais, pois a tonalidade branca apresenta uma melhor reprodução das cores ao olho humano, podendo levar à redução na criminalidade e diminuição dos acidentes ocorridos em razão da iluminação insuficiente.

Além disso, é muito mais econômica, com previsão de R$ 25 milhões anuais a menos na conta de energia elétrica da iluminação pública da cidade”. Outro fator importante é o meio ambiente, pois as luminárias de LED utilizam material não contaminante, ao contrário da iluminação convencional: “As lâmpadas com vapor de sódio ou mercúrio e outros elementos químicos demandam descontaminação”.

A concessionária argumenta ainda que a taxa de falha das luminárias de LED é de apenas 1% contra em torno de 6% das outras. “Em 32 mil pontos pela cidade, incluindo os da Av. Afonso Pena, foi implantada a tecnologia de telegestão, que controla integralmente as luminárias de forma remota, permitindo acendê-las e apagá-las, controlar o fluxo luminoso, além de medir o consumo e apontar falhas, proporcionando uma manutenção mais rápida”.

A Serra está com todas as 1.106 luminárias renovadas

O serviço na Serra foi feito aos poucos, mesmo com equipes diurnas e noturnas. Uma das justificativas apresentadas pela BHIP são os carros parados embaixo dos postes: “Quando isso ocorre, registramos no sistema para que outra equipe volte ao local em horário alternativo. Às vezes um galho de árvore atrapalha o acesso à luminária ou há necessidade de algum tipo de obra civil”, explica a empresa.

Ao contrário das passarelas do Anel Rodoviário, a Serra não recebeu nenhuma estrutura de segurança, com caixas metálicas e tubos de aço para proteger as luminárias e a fiação: “Isso preserva a luminária e dificulta eventuais tentativas de vandalismo”, explica a concessionária.

Se a sua rua ainda não recebeu luminárias de LED, informe o jornal PLANETA SERRA e registre uma reclamação na BHIP por telefone (0800-941-6789), no site www.bhip.com.br ou pelo aplicativo BHIP. O cidadão também deve contatar a concessionária se algum poste de luz estiver apagado, piscando, aceso durante o dia ou com o braço da luminária quebrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *