Sudecap renova asfalto de duas ruas na Serra
Se você mora ou transita perto da Rua Monte Alegre, deve ter visto a movimentação de homens e máquinas na via em todo o mês de maio. O jornal PLANETA SERRA registrou o trabalho da prefeitura no trecho acima da Rua do Ouro e procurou a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) a fim de colher mais informações.
A autarquia informou, em nota, que as obras na Rua Monte Alegre se iniciaram no último dia 5 de maio e tinham previsão de término até o fim da segunda quinzena do mês. O trecho contemplado foi da Avenida do Contorno, no limite dos bairros Serra e Funcionários, até a Rua Camões, já no São Lucas, numa extensão de 890 metros. O valor investido é de aproximadamente R$ 350 mil. “No final de 2017, a mesma via foi recapeada no trecho após a Rua Camões [também no São Lucas]”. A Sudecap ainda anunciou que o trecho da Rua Chefe Pereira, entre as ruas do Ouro e Afonso Alves Branco, também terá o asfalto renovado até o fim de junho.
Fora das prioridades
Alguns moradores entraram em contato com o jornal PLANETA SERRA pedindo informações sobre determinadas ruas. Jaime Pereira Pinto, por exemplo, reside na Rua Dona Cecília e está insatisfeito com a qualidade do pavimento da via: “Há alguns anos, a prefeitura mexeu no esgoto entre Monte Alegre e Dona Marianinha, mas deixou o asfalto cheio de altos e baixos. Até hoje está um problema danado para transitar, tanto a pé como de carro”. Geraldo Cordeiro deseja o mesmo: “A Dona Cecília merece um recapeamento da Monte Alegre até a Palmira”.
A moradora Karina Azevedo também registrou sua reivindicação: “Morei na Serra a vida toda e ainda vou diariamente ao bairro por vínculos familiares. Gostaria de chamar atenção para a conservação do asfalto na Rua Ribeiro de Oliveira, que é péssimo há muitos anos… Além dos muitos buracos, há grandes desníveis. Acredito que a solução seria recapeamento completo, visto que não é mais viável remendar”.
O PLANETA SERRA visitou ambos os locais, tirou fotos e procurou a Sudecap. A autarquia informa que existem outras vias com prioridades. “As obras são definidas em parceria com as regionais e a BHTrans, que indicam quais são as ruas em pior estado ou com grande fluxo de veículos”. Por sua vez, a Sudecap realiza a vistoria técnica do local, verificando as condições do pavimento, tipos de calçamento, sistema de drenagem, classificação da via (se é arterial ou coletora) e se ela oferece condições para as intervenções.
O jornal PLANETA SERRA sugere aos moradores que acionem o serviço de tapa-buracos, que pelo menos vai abrandar a situação por algum tempo. Você pode ligar no telefone 156, acessar o aplicativo PBH APP (clique, na tela inicial, em tapa-buraco e preencha as informações) ou pela internet. Neste caso, digite www.pbh.gov.br/sac, escreva “buraco” na aba palavra-chave, clique em ok e, depois, em tapa-buraco para abrir um documento.