fbpx

Terapia ocupacional é útil na rotina do idoso

Por Juliana Cezário

Terapeuta ocupacional em gerontologia, especialista em Avaliação Neuropsicológica. Crefito 4-12684.

A atuação do terapeuta ocupacional no Centro de Atenção e Cuidados ao Idoso, mais conhecido como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), é fundamental para reabilitar e manter a funcionalidade e sociabilidade de cada um dos residentes, promovendo saúde, qualidade de vida e o bem-estar dessa população. Na terceira idade, as pessoas são mais suscetíveis ao isolamento e, sem os estímulos e o olhar adequados para esse comportamento, podem desenvolver certas enfermidades, como a depressão, ou até acelerar processos de padecimento degenerativo a exemplo da Doença de Al-zheimer.

Nessa perspectiva, o terapeuta ocupacional é qualificado para potencializar o desempenho do idoso, ampliando sua capacidade para a realização de tarefas diárias com segurança e autonomia, o que influencia positivamente em seu cotidiano.

No Residencial Acolher, cada hóspede é avaliado e acompanhado por meio de testes de rastreio cognitivo e motor, sua rotina e atividades socializantes. Além desse processo admissional, fazemos intervenções ambientais e ações com a equipe de cuidados para a adaptação do idoso às tarefas diárias, bem como às práticas de estimulação e socialização.

Durante as dinâmicas em grupo, o terapeuta ocupacional faz o resgate da história de vida e da identidade dos idosos, trabalha com estímulos cognitivos e motores, além do convívio social que a tarefa coletiva proporciona. Da mesma forma avaliamos as habilidades e limitações de todos os hóspedes para enfatizar e adaptar, conforme a necessidade de cada um, a fim de que sejam mais autossuficientes e autônomos. Nos casos de ocorrer a perda de habilidades motoras, por exemplo, recomendamos dispositivos que podem auxiliar o idoso a ser mais independente como órteses, talas, andadores, muletas, bengalas e cadeiras de rodas. Realizamos, ainda, treinamento da nossa equipe de cuidados e do hóspede para utilizar esses equipamentos sempre com segurança e diligência.

A rotina em uma ILPI precisa ser muito bem estruturada e adaptada para que todos tenham oportunidade de participar e se beneficiar dos estímulos e da socialização que promovem diversão e lazer no dia a dia. E o profissional mais qualificado para o planejamento dessa prática é o terapeuta ocupacional, que se faz importante em contextos institucionais porque ajuda a proporcionar saúde física, mental e emocional ao grupo.

Vale dizer que a terapia ocupacional é apenas um dos serviços ofertados no Residencial Acolher. A equipe inclui nutricionista, enfermeira, cuidadores e outros profissionais capacitados para o acompanhamento dos residentes 24h por dia. Se você deseja conhecer mais sobre o nosso trabalho, temos duas unidades na Serra (endereços abaixo). Entre em contato e marque uma visita! Ofereça qualidade de vida aos idosos da sua família, eles merecem!

SERVIÇO

Residencial Acolher

Unidade 1: Rua Palmira, 52 e Unidade 2: Rua Luz, 165

Telefones: 98816-8319 | 97158-4404

Instagram: @acolherconvivenciasenior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *