fbpx

Vamos deixar os passeios da Serra mais limpos?

Em meados de 2018, duas leitoras procuraram o jornal PLANETA SERRA para fazer uma reivindicação: queriam providências com relação a fezes de cachorros espalhadas na calçada em frente aos prédios em que moravam. Na época procuramos a SLU para saber sobre possíveis penalidades e formas de fiscalização. E também pensamos em uma maneira de tentar minimizar o problema, observado em outras ruas do bairro.

Após uma busca nas regiões vizinhas, encontramos o projeto Calçada Limpa, idealizado na Floresta por Marcos Tadeu de Oliveira Pereira, secretário da Igreja Presbiteriana Floresta. Ele teve uma ideia simples e objetiva: fez uma abertura no meio de garrafas PET e colocou sacolinhas plásticas dentro, prendendo-as com arames em postes. Com isso, as pessoas que passeiam com seus cachorros podem se servir das sacolinhas para recolher os dejetos dos animais, deixando as calçadas mais limpas e evitando a desagradável situação de pisar num cocô de cachorro.

Precisamos da sua ajuda!

As primeiras garrafas PET foram colocadas na Rua Guaxupé, entre Desembargador Mário Mattos e Capivari, onde viviam as moradoras que fizeram a reivindicação à época. Com a divulgação de que os moradores poderiam procurar o PLANETA SERRA para pedir garrafas PET em suas ruas, também levamos o projeto para a Dona Cecília, dois trechos da Rua Pirapetinga (esquinas com ruas Palmira e Chumbo), além da Guaxupé no quarteirão entre Capivari e Henrique Passini. Embora o projeto esteja crescendo aos poucos, ele ainda não surtiu o efeito esperado…

Nas últimas semanas percorremos os locais em que instalamos as garrafas PET e deparamos com alguns problemas. Na primeira via contemplada, a Guaxupé, instalamos quatro garrafas, sendo que uma foi retirada e reposicionada por moradores. Na Rua Dona Cecília foram colocados cinco exemplares em toda a extensão da via, mas quatro acabaram retirados. Ou seja, a Rua Pirapetinga é a única que mantém as garrafas intactas, embora tenhamos visto lixo dentro de alguns recipientes – isso também aconteceu na Dona Cecília.

Reposição de sacolinhas

Nem todas as pessoas têm consciência coletiva, é verdade, mas podemos minimizar esses problemas com atitudes simples. Se você mora nos locais que já contam com as garrafas PET, o nosso pedido é para que você contribua com o projeto. Reponha as sacolinhas plásticas nas garrafas que estiverem vazias, reforce os arames caso eles estejam frouxos. Enfim, nos ajude a manter esse importante projeto, pois nós, moradores da Serra, merecemos andar em passeios limpos! O PLANETA SERRA está à disposição para colocar garrafas PET com sacolinhas em outras ruas do bairro (nossos contatos estão logo abaixo) já temos todo o material. Fique à vontade para pedir as garrafas em sua rua, mas saiba que você precisará cuidar delas, pois não podemos fazer isso sozinhos. Somente com a ajuda de todos é que poderemos criar nas pessoas o hábito de levar sacolinhas quando formos passear com os cachorros. Esse é o objetivo do projeto, contamos com a sua colaboração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *