fbpx

Você já fez quanto de exercício físico hoje?

A vida é cheia de compromissos, basta abrir a agenda para constatar os horários reservados. Pena que boa parte das pessoas não guarda alguns minutos do dia para fazer algo de extrema importância para a saúde: atividade física.

O personal trainer João Victor Rocha Santos sabe bem como a rotina atarefada atrapalha a vida de seus alunos, mas é taxativo: “A falta de tempo é a principal desculpa, mas vejo como questão de interesse”. Na visão dele, a pessoa que sabe da necessidade de fazer uma atividade física dará um jeito de colocá-la em sua rotina: “Há alunos meus que treinam às 6h ou às 13h, 14h, horários bem incomuns”, reforça.

Para aqueles que têm dificuldade de persistir nos exercícios ao longo do tempo, João Victor sugere: “O importante é traçar uma meta e saber por que vai fazer atividade física, pois é isso que vai te dar energia no dia seguinte. Exercitar-se porque é bom não é suficiente”. Segundo ele, objetivos como perder 5kg já ajudam, e a meta pode até mudar com o tempo, “à medida que você vai melhorando”.

Cuidados e possibilidades

Com o passar dos meses, você sentirá as várias mudanças que os exercícios regulares proporcionam: “Melhora a força, a coordenação e a postura, além da autoestima. As taxas glicêmicas e de colesterol abaixam, o sono melhora”, explica João Victor.

Para você que não faz atividade física regular há muito tempo e deseja mudar isso, alguns cuidados são necessários: “Procure um cardiologista a fim de verificar, por meio de exames, se você está apto a fazer exercícios. Se for sedentário, é recomendável fazer exames mais detalhados como teste ergométrico, eletro ou ecocardiograma. Com isso, você se resguarda completamente acerca das condições físicas”, orienta João Victor. O personal trainer explica a diferença para os testes de academia: “Eles servem de orientação ao educador físico e verificam se há desequilíbrio muscular ou se precisa corrigir a questão postural”.

João Victor considera ideal se exercitar 40 minutos a cada dia, três vezes por semana. Todavia, quem é sedentário pode começar mais leve, pois terá a companhia de dor muscular durante uns dois dias. Ele sugere beber água sempre que “o corpo ‘pedir’” e, 20 a 30 minutos antes do treino, consumir alimentos de rápida absorção de carboidratos, como banana e iogurte, para ter energia durante a atividade. “É importante ler o rótulo dos alimentos para saber a composição de cada um deles”.

Para quem não pode ir à academia, João Victor dá dicas de exercícios que podem ser realizados em casa: “Com a orientação inicial de um profissional, você pode agachar e levantar em três sequências de dez vezes (pode ser feito sentando e levantando da cadeira); subir as escadas do prédio; fazer flexões com as pernas esticadas ou até ajoelhado; abdominais; utilizar elásticos para puxar e esticar os músculos”. Por último, ele sugere o exercício de ajoelhar como se fosse pedir alguém em casamento, mas levantar na hora: “Pode ser feito com o apoio de uma vassoura, com a qual você pode erguer e abaixar para flexionar os braços”. Imagine-se daqui a dez anos sem fazer exercícios físicos. Se não gostou do resultado, invista na sua saúde a partir de hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *