Você sabe o que é endometriose?
Por Dra. Maria de Fátima Lobato Vilaça (CRM 16.133)
Ginecologia e Obstetrícia. Médica especialista em Endometriose na Clínica Scanner Diagnóstico.
A endometriose é uma condição que pode afetar até 10% da população feminina em geral e até 50% das mulheres inférteis. Enquanto algumas mulheres com endometriose podem experimentar sintomas dolorosos e/ou infertilidade, outras são assintomáticas.
Caracteriza-se pela presença de tecido endometrial em locais fora da cavidade uterina, podendo ser encontrada na própria parede do útero, em diversos órgãos no entorno do útero ou mais distante.
A causa definitiva da endometriose não é comprovada. Porém, uma das mais aceitas é a de que, durante a menstruação, pode haver um “vazamento” de células endometriais através das trompas, conhecida como menstruação retrógrada. Isso inclusive justificaria a grande presença de endometriose na pelve. São considerados fatores de risco aumentado:
– Maior exposição ao hormônio estrogênio com o início precoce da menstruação, menopausa tardia e ciclos menstruais curtos;
– Sangramento uterino intenso;
– Fatores que atrapalhem a drenagem normal do fluxo menstrual, como malformações uterinas e miomas em alguns locais específicos.
Podem ser considerados como causa e que ainda estão em estudo fatores imunológicos, genéticos e a disseminação através dos sistemas linfático e vascular.
Os sintomas dependem principalmente da localização e dos órgãos envolvidos. O mais frequente é a dor pélvica (80%), além de cólicas intensas e dor na relação sexual. Podem aparecer sintomas intestinais, urinários, sangramento uterino anormal, sangramento intestinal ou na urina, dor lombar e sintomas inespecíficos.
A ultrassonografia é um ótimo método de escolha para a identificação de endometriose, principalmente quando realizada com preparo intestinal antes do exame. Isso melhora a acurácia, já que permite uma melhor visualização das estruturas pélvicas e o estudo da mobilidade entre elas. O tratamento depende da extensão das lesões, sua localização, sintomas, história clínica e ginecológica da paciente. Pode ser com uso de medicamentos à base de hormônios, cirúrgico ou tratamento dos sintomas quando necessário.
Se você tem algum dos sintomas abordados no texto ou precisa confirmar o diagnóstico, converse com o ginecologista de sua confiança. Quando for solicitado ultrassom para fazer a pesquisa de endometriose ou o acompanhamento, procure a Scanner Diagnóstico.
Marque um horário para investigarmos o seu caso. Nossos profissionais são capacitados para ajudá-la no diagnóstico e acompanhamento da sua situação!
SERVIÇO
Scanner Diagnóstico
Endereço: Avenida do Contorno, 4989 – Serra
Telefones: 3273-2122/97400-2393
Site: www.scannerdiagnostico.com.br