Moradora reclama de lote com risco de dengue
A leitora Cristina Aquino procurou o PLANETA SERRA em 20 de outubro para registrar um problema num lote na esquina da Av. Afonso Pena com Rua Bernardo Figueiredo: “Não está sendo feita a limpeza adequadamente. O local está cheio de metal retorcido e outros materiais que são fonte de acúmulo de água em época de chuva. Isso traz risco de dengue, o número de pernilongos e mosquitos até aumentou na área próxima”.
Vale lembrar que o local já foi alvo da mesma reclamação em abril/21 (bit.ly/3xWxh4Y), tendo sido resolvido à época. Procuramos a prefeitura novamente: “A Secretaria Municipal de Saúde afirma que a situação do imóvel está sendo acompanhada pela Vigilância Sanitária e Zoonoses da Regional Centro-Sul”.
A autarquia informa ainda que a última vistoria realizada no local foi em 22 de outubro, dois dias após o contato do jornal: “O trabalho dos técnicos foi acompanhado por representantes do imóvel, que foram orientados a manter a limpeza da área. Também foi emitido auto de infração para a empresa responsável reafirmando a necessidade dos cuidados a fim de se evitar a proliferação de mosquitos e outras pragas. O monitoramento do imóvel será feito com inseticida e larvicida”. No dia seguinte à vistoria, a moradora informou que pessoas recolhiam os materiais.
Se você vir locais com o mesmo problema, registre sua reclamação no link bit.ly/3eZwNDx ou via PBH APP: “Se o imóvel estiver fechado no momento da vistoria, a situação é registrada e é feita uma nova tentativa em dia e turno diferentes”.
A prefeitura avisa que algumas propriedades não podem ser vistoriadas, pois o responsável para abrir o local e acompanhar a visita não está presente. “Nesses casos é afixado um ‘Comunicado de Visita’ com telefone para agendamento da vistoria. Se houver risco à saúde pública, é feito contato com o proprietário para a abertura do imóvel. Caso o local seja comprovadamente de risco, relatórios são encaminhados para outros órgãos a fim de serem tomadas as providências cabíveis, como intimações e multas”.
Até 24 de dezembro de 2021, a Região Centro-Sul registrou 93 dos 1009 casos confirmados de dengue em BH, atrás só das regionais Noroeste (191 casos), Nordeste (171), Venda Nova (113), Oeste (100) e Barreiro (98). São 44 os casos suspeitos em nossa região, sem óbitos na cidade.